Todos sabem que as multas são as principais maneiras de punir motoristas que cometem infrações de trânsito. No entanto, mesmo que os condutores sejam obrigados a pagar esses débitos para licenciar seus veículos, muita gente não sabe as consequências de não realizar esse pagamento. Então, saiba agora se multa vencida suja o nome e entenda a importância de estar em dia.
Pois, algumas consequências financeiras são geradas quando não quitamos débitos com os órgãos de trânsito. Por causa disso, entenda se a multa vencida suja o nome, para evitar esse problema a partir de agora. Visto que, ninguém quer ter o CPF inserido em órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa por causa de infrações, não é mesmo? Então, veja mais:
Saiba agora se multa vencida suja o nome
Em primeiro lugar, entenda que há obrigatoriedade para o pagamento de multas de trânsito e a não realização disso pode trazer consequências financeiras e legais. Assim, veja abaixo e entenda as penalidades por não pagar suas multas:
Cobrança de juros
A cobrança de juros incide sobre as multas também e a falta de pagamento desses débitos levam ao aumento do valor do montante. Por causa disso, as infrações apresentam prazo de validade para que sejam quitadas. Então, quem não realizar o pagamento antes da data pré-definida precisará arcar com multas que incidirão de acordo com as regras de cada estado.
Além disso, a falta de pagamento das multas fará com que essa infração seja inscrita na dívida ativa. Nesse caso, os juros serão ainda maiores e a correção monetária tornará esse valor ainda maior na hora de pagar esse débito.
Inscrição em órgãos de proteção ao crédito
Como foi dito, a multa vencida suja o nome da pessoa que está relacionada àquele débito. Por isso, você precisa realizar o pagamento dessa dívida para evitar que seu CPF seja cadastrado como mau pagador. Uma vez que, essa condição dificulta sua vida na hora de abrir contas, solicitar cartões de crédito, entre outras questões que demandam nome limpo para ser resolvido.
Portanto, os órgãos de trânsito podem encaminhar seu débito aos órgãos de proteção ao crédito para que seja feito a cobrança administrativa daquela conta. Essa inclusão vai prejudicar seu status financeiro e tornará seu crédito mais reduzido com quaisquer instituições financeiras futuramente.
Impedimento do licenciamento
Além de sujar o nome da pessoa, a ausência de pagamento da multa faz com que esse motorista não consiga licenciar o automóvel. Desse modo, o condutor estará irregular para transitar e poderá ter o carro apreendido. Visto que, o licenciamento é indispensável para quaisquer automóveis em circulação independente do ano de fabricação daquele veículo.
Então, a autoridade de trânsito não fará o licenciamento do seu automóvel se as multas não forem quitadas na hora de realizar esse procedimento. Desse modo, você terá um carro que não pode rodar porque a primeira abordagem policial fará com que esse veículo seja guinchado ao pátio mais próximo. Portanto, multa vencida suja o nome e faz com que você não consiga nem dirigir seu próprio veículo após o prazo do licenciamento.