O fluido de freio é um dos principais componentes do carro e não deve ser deixado de lado por qualquer motorista que se preocupe com a saúde do seu veiculo. Sem ele, todo o sistema de freios terá problemas pra funcionar e isso pode levar a acidentes de trânsito graves. Afinal, a frenagem precisa estar em bom funcionamento para garantir uma direção segura.
Esse componente é como qualquer outro fluído e isso significa que ele deve ser conferido frequentemente. Por causa disso, preparamos esta matéria para que você entenda a importância de conferir o fluído de freio regularmente. Portanto, leia até o final e entenda mais sobre esse item indispensável para sua segurança no trânsito.
Veja mais sobre o fluído de freio e entenda a importância de conferir
O fluído de freio é muito fácil de conferir porque o reservatório é sempre transparente e isso facilitar visualizar o nível dentro do recipiente. Por causa disso, você nem precisa abrir o reservatório para conferir se existe necessidade de troca ou reposição desse fluído. Portanto, se você precisa trocar e não sabe se é a hora certa, veja mais sobre esse componente para compreender melhor sobre a importância dele.
Esse componente é usado em sistemas hidráulicos para garantir o bom funcionamento dos freios de quaisquer veículos, seja uma bicicleta, seja um maquinário potente. A função dele é transformar a força exercida nos pedais do freio para as pastilhas causando a redução da velocidade até que finalmente pare.
Esse item tem uma taxa de compressão baixa e um ponto de ebulição altíssimo. Por causa disso, seu volume não reduz a força que é exercida no pedal e isso faz com seja a representação fiel do que o sistema exige. Além disso, esse componente trabalha em altas temperaturas e deve estar em condições de trabalho sem perder suas características.
Classificação do fluido de freio
Para entender melhor, vamos falar um pouco mais sobre a composição do fluído de freios. Afinal, existem três tipos diferentes desse componente. Confira:
- DOT3: esse é o tipo mais barato porque possui o ponto de ebulição mais alto (250 graus)
- DOT4: componente mais usado pela maioria das fabricantes, esse fluído de freio tem ebulição a partir de 230 graus.
- DOT5: esse tipo de fluído é o mais indicado para veículos mais potentes. Pois, seu ponto de ebulição acontece somente com 260 graus.
Agora, vamos entender a importância de fazer um check-up e, se necessário, trocar ou completar esse componente indispensável ao funcionamento dos seus freios.
Completar ou substituir o fluido de freio?
O fluído de freio não tem seu nível reduzido com o tempo e se o nível estiver reduzindo, não complete. Afinal, a redução do fluído de freio indica vazamentos que precisam ser investigados urgentemente. Por causa disso, a maioria dos veículos acende uma luz no painel para indicar que esse componente está com o nível reduzido. Portanto, a manutenção preventiva desse componente é a troca do fluído de freio que deve ser feita a cada 10 mil quilômetros na maioria dos veículos.