Vamos ensinar alguns cuidados ao dirigir sob neblina que devem ser levados a sério para garantir sua segurança nessas condições. Afinal, a visibilidade em situações que apresentam essas condições climáticas é reduzida consideravelmente. Por causa disso, todo cuidado é pouco para evitar acidentes com outros veículos “escondidos” pela névoa. Veja até o final e aprenda o que fazer quando se deparar com dias nublados no trânsito:
Veja 5 cuidados ao dirigir sob neblina
Alguns cuidados ao dirigir sob neblina não podem deixar de ser considerados por todos os motoristas que presenciam essa condição climática. A visibilidade reduzida aumenta a possibilidade de colisões traseiras e isso precisa ser evitado a todo custo, não é mesmo? Portanto, veja alguns cuidados que podem reduzir as chances de acontecer esses problemas em dias mais nebulosos:
Mantenha distância do veículo à frente
Você está conseguindo ver os faróis do veículo mais próximo à frente? Então, tente manter uma velocidade constante para não se aproximar muito desse automóvel em dias de neblina. Afinal, você não sabe qual é a capacidade visual do outro condutor e isso demanda cautela para evitar colisões traseiras.
Sendo assim, mantenha a distância dos faróis traseiros do outro veículo para garantir que nada aconteça. Afinal, você conseguirá frear se notar que o veículo à frente está fazendo o mesmo para evitar a colisão.
Use o farol baixo
Um dos cuidados ao dirigir sob neblina que é mais importante é o uso do farol baixo. Afinal, o facho luminoso será direcionado para o asfalto ao invés de se espalhar pela névoa presente na estrada. Portanto, evite o farol alto porque isso acabará com o resto de visibilidade que você tem ao dirigir em dias de neblina.
Não pare na via em dias de neblina
Se você notar que a neblina está muito espessa e tirando todo resquício de visibilidade, escolha um local adequado para estacionar o veículo. Seja um posto de combustível na estrada, seja uma entrada para alguma cidade. Mas, jamais pare na via e no acostamento em dias de neblina para esperar passar essa condição. Em casos de problemas técnicos, ligue o pisca-alerta.
Oriente-se pelas placas e reduza a velocidade
As placas contêm adesivos refletivos que servem para auxiliar os motoristas em dias de visibilidade baixa para dirigir sob neblina. Portanto, oriente-se por meio dessas sinalizações para saber onde está e o que esperar daquele trecho da via. Afinal, a neblina muito espessa pode esconder detalhes como pontes e trechos sem acostamento. Por isso, fique atento às placas para saber como lidar nessas condições climáticas desfavoráveis.
Use o ar condicionado ou mantenha os vidros abertos
Por fim, não podemos deixar de falar da importância do ar condicionado e dos vidros abertos para evitar que fiquem embaçados internamente. Afinal, a neblina faz com que os vidros fiquem ofuscados e o ar condicionado quente pode garantir mais visibilidade para os motoristas. Mas, se o seu carro não contém essa tecnologia, abra os vidros para que a ventilação externa desembace os vidros por dentro. Portanto, esse é mais um dos cuidados ao dirigir sob neblina.