Em um mundo cada vez mais dominado por SUVs, a BMW decidiu inovar e manter sua linha de hatches premium com o lançamento da quarta geração do Novo BMW Série 1. Enquanto rivais como a Mercedes-Benz optaram por descontinuar modelos semelhantes, como o Classe A, a fabricante alemã apostou em uma estratégia ousada: eletrificar toda a linha do Série 1 com um sistema micro-híbrido de 48V.
Essa abordagem inovadora não apenas mantém o apelo dos hatches compactos e esportivos, mas também os torna mais eficientes e ecológicos. Com a adição de motores elétricos auxiliares, o Novo BMW Série 1 promete combinar desempenho emocionante com menor consumo de combustível e emissões reduzidas.
BMW: Design Refinado e Contemporâneo
Embora o Novo BMW Série 1 tenha recebido apenas atualizações sutis em seu design exterior, essas mudanças foram cuidadosamente pensadas para aprimorar sua aparência e torná-la mais contemporânea. As linhas laterais e o desenho das portas permanecem familiares, mas a grade dianteira menor e os faróis mais finos conferem uma presença mais elegante e refinada.
Na traseira, o spoiler alongado sobre o vidro traseiro e as molduras laterais do vidro foram mantidos, mas as lanternas ganharam um novo formato moderno e atraente. Além disso, a coluna “C” recebeu um aplique plástico com o número 1 em baixo-relevo, um toque sutil que adiciona um toque de distinção ao design.
Interior Tecnológico e Sofisticado
O interior do Novo BMW Série 1 reflete a tendência atual de integração de tecnologia e design minimalista. O painel digital e a central multimídia parecem fazer parte de uma tela única, mas são na verdade duas telas separadas, com 10,25 polegadas e 10,7 polegadas, respectivamente.
O visual geral é mais limpo e moderno, com menos botões físicos e a substituição da alavanca de câmbio por um seletor do estilo joystick. Essa abordagem minimalista não apenas confere um aspecto sofisticado ao interior, mas também facilita a interação com os controles e recursos tecnológicos do veículo.
Motores Eficientes e Eletrificados
O Novo BMW Série 1 oferece uma gama de opções de motores, todas equipadas com o sistema micro-híbrido de 48V. A versão de entrada, o BMW 120, é equipada com um motor a gasolina 1.5 de três cilindros que entrega 170 cv de potência. Embora seja 8 cv menos potente que a geração anterior, o auxílio do motor elétrico permite que o 120 atinja a marca de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos.
Para aqueles que preferem motores a diesel, o BMW 120d oferece 163 cv e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. Já o BMW 118d, com um motor diesel de quatro cilindros, entrega 150 cv e atinge a marca de 100 km/h em 8,3 segundos.
A BMW também anunciou que haverá mais duas opções a gasolina a serem lançadas até o final do ano, ampliando ainda mais a gama de escolhas para os entusiastas do Novo BMW Série 1.
Dimensões Compactas e Esportivas
Apesar das atualizações, o Novo BMW Série 1 mantém suas dimensões compactas e esportivas. Com 4,36 metros de comprimento, o hatch cresceu apenas 42 milímetros em comparação à geração anterior. A distância entre-eixos permanece inalterada em 2,67 metros, enquanto a largura é de 1,80 metro e a altura aumentou 25 milímetros, para 1,46 metro.
Essas proporções equilibradas, combinadas com o design aerodinâmico e a baixa altura, garantem uma experiência de condução ágil e envolvente, característica dos hatches premium da BMW.
Lançamento e Disponibilidade
A BMW prevê o lançamento do Novo BMW Série 1 para outubro deste ano, com prioridade para o mercado alemão, outros países europeus e o Japão. No entanto, há expectativas de que o Brasil também receba a nova geração do hatch premium.
Atualmente, a geração anterior é vendida no Brasil apenas na versão 118i Sport GP, com um preço sugerido de R$ 313.950. Embora os detalhes de preços e especificações para o mercado brasileiro ainda não tenham sido divulgados, é provável que o Novo BMW Série 1 mantenha seu posicionamento como uma opção premium e desejável para aqueles que buscam um hatch esportivo e tecnológico.
O Novo BMW Série 1 representa uma abordagem ousada e inovadora da BMW em um mercado dominado por SUVs. Ao eletrificar toda a linha com um sistema micro-híbrido de 48V, a fabricante alemã combina desempenho emocionante com eficiência energética e baixas emissões.
Além disso, o design refinado, o interior tecnológico e as dimensões compactas e esportivas mantêm o apelo dos hatches premium da BMW. Com opções de motores a gasolina e diesel, o Novo BMW Série 1 oferece uma gama de escolhas para atender às preferências de diferentes motoristas.
Embora o lançamento inicial esteja focado na Europa e no Japão, há expectativas de que o Brasil também receba essa nova geração do hatch premium da BMW. Para aqueles que valorizam o desempenho, a tecnologia e o design distintivo, o Novo BMW Série 1 promete ser uma escolha atraente em um segmento cada vez mais dominado por SUVs.