Você sabia que existe multa por furar fila no trânsito? Com certeza, você já deve ter visto algum congestionamento, não é mesmo? Nesses casos, você já deve ter visto diversos motociclistas furando a fila passando pelos corredores entre os veículos maiores, né? Mas, você sabia que esses condutores podem ser multados ao realizar essa prática? Logo abaixo, vamos apresentar as respostas para todas essas questões. Então, veja até o final!
Veja a multa por furar fila no trânsito
A prática de furar fila no trânsito é tão popular que já é conhecida pelo nome “filtering” ou “Lane splitting”. No entanto, os agentes de fiscalização podem aplicar multas para as pessoas que praticam essas ações. Por isso, se você deseja comprar uma moto pensando na possibilidade de evitar engarrafamentos, veja esta matéria antes de fazer isso. Visto que, vamos falar tudo sobre essa ação que pode custar caro para o bolso daqueles que a cometem. Confira:
O que diz o CTB sobre furar fila no trânsito?
Geralmente, a condução de motocicletas está relacionada ao zigue-zague que esses condutores praticam nas vias públicas. No entanto, esse ato vai contra o Código da Estrada e isso cria uma tensão entre condutores de quaisquer veículos. Portanto, essa prática pode gerar problemas pessoais com grupos de motoristas que estão habituados a frequentar rodovias.
Segundo o artigo 211 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), a ultrapassagem de veículos em fila parados em semáforos ou congestionamentos é uma infração de natureza grave. Por isso, a penalidade para os condutores que são flagrados nessas situações serão multados em R$ 195,23 e receberão 5 pontos na CNH por isso.
Então, será que vale a pena cortar a fila no trânsito sabendo que poderá ser multado por qualquer agente de trânsito? Nesse caso, a pressa pode custar caro para as pessoas que correr o risco de cortar pelos corredores de veículos. Além disso, existe o risco de acidentes que aumenta consideravelmente quando se comete essa prática.
Por que não se deve furar fila no trânsito?
Muita gente compra ou sonha em adquirir uma motocicleta por causa da possibilidade de cortar filas nas ruas brasileiras. No entanto, essa ação resulta em multa como vimos logo acima e não é só esse problema que está relacionado a tal prática. Visto que, essa ação é muito perigosa e pode resultar em acidentes graves.
Por exemplo, imagine um motociclista que está em alta velocidade zigue-zagueando entre os corredores para furar fila no trânsito. Agora, imagine que algum motorista de carro não o vê pelo retrovisor e abre a porta do veículo quando esse motoqueiro está passando. Nesse caso, os danos são incalculáveis e podem custar caro para o motociclista que estava furando filas.
Além dos danos físicos e materiais relacionados aos condutores e aos veículos, esse condutor deverá arcar com a multa que será aplicada também. Visto que, independente de ser o maior prejudicado, o erro é do motociclista que resolveu ser apressado e a multa por furar fila no trânsito é de R$ 195,23 com aplicação de 5 pontos na CNH do motorista.