Muita gente quer saber se deficiente visual pode tirar CNH ou não. E você, sabe a resposta para essa pergunta? Hoje vamos tratar desse assunto e, com base nas leis de trânsito, descobrir de uma vez por todas quais são os grupos aceitos na hora de tirar ou renovar a habilitação.
Sendo assim, se você tem baixa visão ou mesmo visão monocular, é bom ficar por dentro das regras para evitar surpresas na hora de ir realizar o seu exame. Continue lendo e fique por dentro de todos os detalhes.
Afinal, deficiente visual pode tirar CNH?
Bem, o deficiente visual pode tirar CNH desde que se enquadre dentro do que diz a legislação e do que é aceito nas faixas de segurança para essa liberação da habilitação.
Isso ocorre por motivos óbvios, já que para dirigir, seja carro ou moto de passeio ou veículos maiores, é preciso ter acuidade visual adequada para que seja seguro para si e outros condutores.
Então, antes de tudo, precisamos entender como isso funciona. As pessoas que não possuem visão, classificados como pessoas com cegueira, não podem obter habilitação.
Se você tiver dúvida a respeito dessas classificações, o Ministério da Saúde disponibiliza em seu site informações muito importantes que ajudam a entender mais sobre o tema.
Mas afinal, quais os graus de deficiência visual que são aceitos para tirar a CNH ou proceder a sua renovação? Vamos tratar disso agora mesmo, continue acompanhando.
Quais os graus de deficiência visual aceitos para CNH?
As categorias A e B, moto e carro respectivamente, necessitam de visão central igual ou superior a 50% e de 66% no olho que tenha melhor estado. Já em relação as categorias C, D e E, exigem visão central acima de 66%, periférica de 120º em ambos olhos e visão central no pior olho a partir de 50%.
Mas e em relação aos motoristas que tenham visão monocular? Pois bem, nesses casos, é necessário ter ao menos a percepção de luz no olho pior e uma visão central igual ou melhor que 66% no melhor olho. No entanto, pessoas com visão monocular não podem ter CNH C, D ou E.
Com isso, temos um entendimento maior do que é ou não aceito na hora se o deficiente visual pode tirar CNH, e essa avaliação deve ocorrer sempre por um médico oftalmologista.
O que fazer na hora do exame de direção se tiver problema visual?
Deve-se observar sempre a indicação que o médico do Detran fez em seu exame visual. Se for necessário usar lentes, óculos ou qualquer outro tipo de auxílio, é muito importante seguir essa indicação para evitar problemas.
O mesmo se diz para quando for efetivamente dirigir, de forma que se deve sempre seguir a indicação dada na carteira para o uso de óculos e similares.
Vale lembrar que conduzir veículo sem uso de óculos ou lentes indicadas é infração de trânsito gravíssima, dá 7 pontos na carteira e a multa é de R$293,47.
Agora você já sabe se quem é deficiente visual pode tirar CNH ou não. Comente abaixo o que você achou e compartilhe o artigo com quem precisa dessa informação também.