Você sabia que existem itens obrigatórios para motos que podem além de aliviar seu bolso, também salvar a sua vida? Pois bem, esses itens específicos servem bem ao motociclista, já que ele está mais exposto do que o motorista de outros tipos de veículos. Sendo assim, vale a pena manter isso em mente para garantir mais segurança.
Se você anda de moto no dia a dia ou então se trabalha exclusivamente com a sua moto, então já sabe que precisa se precaver e andar dentro da lei. Confira em seguida todos os detalhes sobre o tema e verifique se você está adequado.
Quais são os itens obrigatórios para motos?
Os itens obrigatórios para motos são aqueles que precisam estar sempre em pleno funcionamento para evitar multas e pontos na carteira do condutor. São eles:
- Controle de ruído do motor com dispositivo sem alterações;
- Buzina funcional;
- Lanterna de freio vermelha;
- Velocímetro regulado e em funcionamento;
- Retrovisores em perfeito estado nos dois lados da moto;
- Farol dianteiro luz branca ou amarela;
- Iluminação de placa funcional;
- Pneus em bom estado;
- Luz de posição traseira vermelha funcional;
- Setas em pleno funcionamento, de ambos lados;
- Uso de capacete pelo condutor.
Essa lista é imprescindível e o condutor deve sempre checar se todos os itens obrigatórios para motos estão funcionais e dentro das especificações que constam do CTB. Vale lembrar que alterações não previstas, bem como falta desses itens resulta em multa e pontos na carteira. Não dá para negligenciar, portanto, sempre cheque tudo antes de sair de casa.
Quais os principais itens de segurança para motociclistas?
Além dos itens obrigatórios para motos acima, temos outros objetos de suma importância para garantir que o piloto esteja bem equipado e muito mais seguro. São alguns deles:
- Capacete reconhecido pelos órgãos de normatização;
- Calçado fechado;
- Luvas;
- Calça comprida;
- Jaquetas específicas.
Existem diversos outros itens de segurança que o condutor pode utilizar. Dentre os citados acima, o capacete e o calçado fechado estão nas leis de trânsito e caso pilotar sem eles, é passível de multa e pontos na carteira.
Outros itens, como calças, luvas e jaquetas não têm nenhuma especificação ou punição pelo não uso, mas veja que é altamente recomendado que se utilize ao sair de moto.
Lembre-se também de que o capacete que for escolher deve sempre estar dentro das normas dos órgãos especializados. Assim, você garante a sua segurança por completo e ainda evita multas.
Mas afinal, qual o valor da multa para a falta dos itens? É disso que iremos falar no próximo tópico.
Qual a multa para a falta de itens obrigatórios?
Diversas multas podem ser aplicadas a depender da situação. No caso de pilotar sem capacete, a multa é de R$293,47, considerada infração gravíssima que rende 7 pontos na carteira. O mesmo vale para os que estejam pilotando descalços ou de chinelos por exemplo.
Já no caso da falta de itens obrigatórios, como retrovisor por exemplo, a infração é grave e a multa é de R$195,23. Aqui, leva-se 5 pontos na carteira.
Como vimos, quem pilota precisa estar sempre com atenção aos itens obrigatórios para motos. Verifique sempre os seus antes de pegar a estrada.