Afinal, grávida pode dirigir até quantos meses de gestação? Muitas mamães em espera têm essa dúvida, justamente pensando na segurança de seus filhos e também na sua. Isso pois sabemos que o trânsito é muito dinâmico, pode ser perigoso e ainda por cima tem todo o peso do cansaço da gravidez.
Mas será que existe uma disposição legal no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) que regulamente uma data limite para grávida dirigir? É disso que iremos tratar hoje e você vai acabar de uma vez com essas dúvidas. Confira em seguida.
Grávida pode dirigir até quantos meses?
Não existe na legislação brasileira nenhuma vedação a grávidas poderem dirigir. Além disso, não há uma limitação de meses ou semanas de gravidez que impeçam a condução de um carro. Sendo assim, é normal e plausível que as novas mamães possam se locomover dirigindo seus veículos normalmente.
No entanto, vale a pena anotar o que dizem os especialistas. Médicos obstetras, que tem expertise no assunto, recomendam que é prudente parar de dirigir no ponto de 8 meses de gestação ou 34 semanas em média.
Isso se deve apenas ao fato do tamanho do bebe na barriga, que já pode começar a causar um incomodo devido a posição sentada no banco do motorista. Nesse período, também, a gestante pode sentir cólicas, dores e mais vontade de urinar com frequência.
Sendo assim, vale dizer que é mais uma recomendação médica do que legal. No entanto, é importante notar que a recomendação acima apenas serve para aquelas que tenham uma gestação normal. As que estiverem sob ordens médicas diferentes, seguindo outro protocolo, precisam respeitar o que o médico dirá sobre o tema.
O mais recomendado, nesse caso, é sempre conversar com seu obstetra e verificar até quando ele recomenda que você dirija. Ou seja, grávida pode dirigir até quantos meses? Apenas seu médico saberá.
Cuidados ao dirigir na gestação
Já sabemos que as leis de trânsito não proíbem de dirigir na gestação e você já entendeu que não há multa por isso. No entanto, fique atenta a alguns cuidados de segurança.
Ajuste de banco e cinto
O banco e o cinto de segurança podem precisar de ajustes especiais para não machucar o bebê e também não deixar a gestante desconfortável. Sendo assim, regule tudo antes de sair e se certifique de que está bem antes de dar partida no veículo.
Faça pausas
Se for encarar viagens mais longas, o ideal é fazer pausas estratégias para ir ao banheiro, se hidratar e esticar as pernas. Claro que essas dicas valem para qualquer um, mas no caso das grávidas é algo fundamental. No caso delas, as paradas devem ser ainda mais frequentes.
Grávida pode dirigir até quantos meses depois do parto?
Depois do parto, não há também na legislação nada específico que limite a volta da mãe a dirigir um carro. No entanto, a mesma regra se aplica e ela precisa consultar o médico para saber mais detalhes.
E então, grávida pode dirigir até quantos meses? Já descobrimos que não há multas de trânsito para isso. Converse com seu médico, cuide da sua segurança e dirija consciente!