Você sabia que existem golpes no IPVA que podem te fazer perder dinheiro e ainda deixar seu veículo em débito? A cada dia mais e mais golpistas estão se utilizando de meios errados para conseguir ludibriar as vítimas. Nesse caso, enganando cidadãos que estão tentando pagar seus tributos honestamente.
Sendo assim, é muito importante que você entenda o que são esses golpes no IPVA para poder se prevenir de maneira adequada e evitar ao máximo cair em um deles. Você irá perder dinheiro e continuará em débito com a Fazenda estadual.
Quer ficar por dentro e se livrar das mãos dos golpistas? Então continue lendo para aprender tudo.
O que são golpes no IPVA?
Os golpes no IPVA são ações realizadas por criminosos que visam enganar as pessoas que desejam pagar o imposto por meio de sites falsos, boletos falsos e outros meios diversos.
Utilizando de diversas ferramentas online, os golpistas se passam por órgãos estatais para recolher pagamentos indevidos de pessoas. Assim, conseguem receber em suas contas valores que deveriam ir para o poder público. Nesses casos, o cidadão lesado acaba perdendo seu dinheiro e o Governo estadual não recebe os devidos pagamentos.
Dessa maneira ambos saem perdendo. É uma situação delicada e que requer muita prevenção para evitar que aconteça. Sendo assim, decidimos ensinar logo abaixo quais são os golpes mais comuns e formas de você identifica-los. Continue a leitura para entender como funciona.
Como identificar os golpes no IPVA
Existem inúmeros tipos de golpes atualmente. Sendo assim, separamos apenas os mais comuns no que diz respeito ao IPVA de veículos. Fique atento para entender o mecanismo de cada um deles e se prevenir para que não aconteça.
E-mails suspeitos
Por vezes recebemos em nossa caixa de entrada de e-mails, algumas mensagens que podem levantar suspeitas. Alguns dos golpistas geralmente enviam e-mails se passando pelo Detran ou pela Secretaria de Fazenda do estado, com boleto incluso alegando ser o valor do seu IPVA.
Muitos cidadãos desavisados acabam pagando o boleto e depois simplesmente não recebem mais comunicação, percebendo então que se tratou de algum golpe.
Jamais abra e-mails suspeitos e nunca os pague sem checar expressivamente do que se tratam. Além disso, tenha em mente que o IPVA nunca é enviado dessa forma. Sempre vá até um site oficial para realizar a emissão e pagamento.
Sites falsos
Golpistas também se utilizam de páginas e sites falsos. Esse golpe é perigoso, já que o cidadão, ao buscar entrar no endereço do órgão oficial, pode acabar se deparando com um site idêntico, porém que pertence a criminosos.
Verifique sempre o endereço que consta na barra na parte superior do navegador. Se tiver algo estranho, não clique em nada e feche a janela. Se informe sempre sobre o endereço dos sites por meios oficiais. Jamais pague nenhum boleto emitido num site que pareça ser falso. Cuidado!
Ligações suspeitas
Outros golpistas realizam ligações diretas para a vítima, afirmando serem do Detran ou da Fazenda. Esse é um dos golpes no IPVA mais comuns e muitas pessoas caem.
Geralmente, a pessoa que realiza a ligação imita bem um agente do governo, e pode ludibriar os que tenham menos conhecimento. A pessoa pode solicitar IPVA por PIX ou pagamento em boleto.
Lembre-se: o IPVA não é enviado nem por SMS, WhatsApp e nem mesmo por ligação. Para ter acesso ao seu boleto de pagamento, sempre vá ao site oficial ou diretamente no órgão.
Agora você já conheceu os principais golpes no IPVA. Verifique sempre as informações e fique livre da ação de criminosos.