Você sabe se precisa pagar IPVA de carro roubado? Esse assunto é a dúvida de milhares de brasileiros que tiveram seus veículos roubados recentemente. Infelizmente no Brasil temos muitos casos em que os veículos desaparecem nas mãos de bandidos. Sendo assim, essa é uma preocupação recorrente dos que sofreram com os assaltos.
Ora, se você não tem mais acesso ao veículo, será mesmo que precisa pagar o IPVA? Seu nome ficará sujo se não o fizer? Vamos destrinchar esse assunto para você entender de vez, caso tenha passado por isso. Continue lendo e confira em seguida.
O que é o IPVA?
O IPVA, ou Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é um imposto cobrado por cada estado brasileiro com suas peculiaridades e regras referente a cada um deles.
Sendo assim, cada um dos estados pode ter regras próprias que envolvam:
- Prazos de pagamento;
- Data limite;
- Descontos;
- Parcelamentos e quantidade de parcelas;
- Valor e outros.
Nesse caso, você sempre deve observar a tabela do IPVA correspondente ao estado em que você reside. Isso é fundamental para que você evite perder prazos de pagamento e tenha o seu licenciamento prejudicado.
O que acontece se não pagar IPVA?
Se você não pagar IPVA pode ganhar multas e também ter o seu licenciamento anual bloqueado pelo estado. Essa consequência pode, infelizmente, levar até mesmo a remoção do seu veículo. Isso é um problema extremo, que pode render dores de cabeça ao dono do veículo. Sendo assim, é muito importante manter o controle desse imposto.
Se você tiver IPVA atrasado, faça a regularização do imposto para evitar consequências e fique em dia com a receita do seu estado.
Preciso pagar IPVA de carro roubado?
Em termos, sim. Você precisa pagar o IPVA de carro roubado referente ao tempo que ainda esteve com o veículo. A partir da data do roubo, você não tem obrigação de pagar mais, já que o veículo sofreu a apreensão indevida por terceiros.
De todo modo, é importante verificar a data que constar do boletim de ocorrência e roubo para comprovar que você não tem mais obrigatoriedade de pagar a partir dali.
Realize os pagamentos devidos dentro do prazo. Em caso de dúvidas, busque o Detran ou a Fazenda do município para maiores esclarecimentos. Isso é fundamental para evitar problemas e cobranças indevidas. Ou seja, em certo modo precisa pagar IPVA de carro roubado.
E se o IPVA foi pago em cota única?
Se você realizou o pagamento do IPVA em cota única e teve seu carro roubado, então saiba que pode pleitear receber de volta os valores correspondentes a data posterior que ficou sem veículo.
Para isso, lembre-se de ter em mãos o boletim de ocorrência que comprove o roubo, bem como vá ao site da Fazenda estadual para entender o processo. Lembrando que você poderá receber os valores de volta no ano seguinte. Tenha isso em mente ao realizar o seu pedido.
E aí? Entendeu se precisa pagar IPVA de carro roubado? Comente conosco o que você achou disso e compartilhe esse artigo com seus amigos e conhecidos que precisam de uma ajuda para entender como funciona o processo.