Você já deve ter ouvido falar sobre o Renavam, não é mesmo? Afinal, esse número é como o CPF do seu carro e sempre é consultado em batidas policiais ou quaisquer alterações do seu veículo. Mas, você sabe o que é Renavam e qual sua importância? Nesta matéria, vamos falar tudo sobre isso para não restar qualquer dúvida. Portanto, leia até o final!
Já que, o proprietário de um veiculo precisa lidar com muitas siglas como IPVA, CNH, DPVAT e outras, não é mesmo? Com isso, nem todos sabem a importância de tanta informação e o que isso quer dizer. Por causa disso, vamos falar mais sobre o que é esse documento e qual sua importância para te ajudar. Veja a seguir:
Veja o que é Renavam e qual sua importância
Na maioria das vezes, as pessoas que compram o primeiro carro não sabem o que é Renavam e qual sua importância, não é mesmo? Por causa disso, toda ajuda é válida para acabar com o mistério de tantas siglas. Então, vamos falar sobre a importância de conhecer o documento do seu automóvel agora mesmo.
A sigla significa Registro Nacional de Veículos Automotores e esse número é único e intransferível. Ou seja, esses dígitos funcionam como o documento do seu automóvel desde quando é fabricado até o seu descarte. Ou seja, os números nunca mudarão mesmo que se passem muitos anos.
Ele é o verdadeiro registro do seu automóvel e o segundo são os números que facilitam que as informações sobre o veículo sejam encontradas. Afinal, as autoridades de trânsito usam esses dígitos para saber dados sobre o seu meio de transporte com exatidão.
Ao todo, o Renavam tem 11 dígitos atualmente. Pois, esse código continha apenas 9 numerais antes de 2013. No entanto, o aumento da frota nas ruas fez com que mais dois números fossem adicionados ao documento. Com isso, ele pode ser encontrado sob a seguinte forma: 1234567890-x. Esse sistema foi desenvolvido pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e é intransferível.
Qual a importância do Renavam?
O Renavam é muito útil para as pessoas que pensam em comercializar veículos, seja para compra, seja para venda de seminovos. Pois, ele é essencial para realizar pesquisas sobre os débitos dos automóveis que estão em circulação no Brasil.
Ou seja, você consegue consultar pendências pelo Renavam de qualquer automóvel em circulação no Brasil. Ou seja, você consegue descobrir o ano de fabricação, o numero de chassi, os sinistros e até outro dados relevantes como passagem por leilões, por exemplo.
Por causa disso, você precisa conhecer mais sobre o que é Renavam e qual sua importância para não ser enganado em alguma negociação futuramente. Visto que, esse código nunca muda e poderá ser usado para pesquisas muitos anos depois da fabricação do automóvel. Por causa disso, sempre procure saber esses dígitos antes de fechar qualquer compra de seminovos para entender mais sobre o veículo em questão. Compartilhe enfim esse artigo com seus amigos e familiares que precisam saber sobre isso.