A transferência de veículo é algo tão comum entre pessoas e muitos ainda não sabem como fazer corretamente essa ação. Por isso, preparamos esta matéria para falar sobre os trâmites necessários para realizar esse procedimento indispensável às pessoas que comercializam automóveis. Portanto, veja até o final e entenda o que precisa ser feito para transferir um automóvel para o seu nome:
Veja como fazer transferência de veículo
Você não sabe como fazer transferência de veículo? Nesta matéria, você vai conhecer tudo que precisa para regularizar a situação do seu automóvel de forma rápida. Afinal, esse processo e realizado por meio do órgão de trânsito que precisa ser informado sobre a troca de proprietário de algum veículo.
Por isso o dono precisa assinar o CRV (Certificado de Registro de Veiculo) e reconhecer a assinatura com firma no cartório. Depois disso, o CRV recebe o ATPV em seu verso que é a Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo. Esse documento pode ser encontrado no site do Detran que solicitará o RG, CPF, CNH e comprovante de residência do proprietário atual do automóvel para ser impresso.
Depois disso, o veículo deverá seguir para uma vistoria a fim de ser avaliado por uma empresa autorizada pelo Detran. Já que, esse procedimento é necessário para verificar as condições do automóvel a fim de saber se está pronto para rodar nas ruas brasileiras. Feito isso, um laudo será emitido e deverá ser reunido com toda a documentação citada anteriormente para fazer a transferência do veículo.
No estado de São Paulo, por exemplo, esse procedimento pode ser realizado de forma online. Nesse caso, a documentação precisa ser toda digitalizada antes de acessar o site do Detran daquele estado para seguir o passo a passo necessário.
Quais os documentos necessários para fazer transferência de veículo
Agora, você sabe como fazer transferência de veículo, não é mesmo? Mas, vamos falar mais sobre os documentos necessários e a importância deles nesse processo. Confira:
- CRV: esse documento é conhecido como “recibo do veículo” e precisa conter a assinatura tanto do vendedor como do comprador do automóvel negociado;
- ATPV: esse documento é necessário porque é a comunicação de venda para que os órgãos de trânsito saibam da mudança de proprietário;
- Documento com foto: esse documento e necessário tanto para o vendedor como para o comprador do veiculo a fim de saber quem está negociando esse automóvel;
- Comprovante de residência: ambas as partes precisam demonstrar onde moram antes de negociar quaisquer automóveis;
- CRLV: Comprovante de Registro de Licenciamento que precisa estar em dia;
- IPVA e débitos anteriores pagos: qualquer débito anterior precisa ser pago antes de qualquer transferência;
- Comprovante de vistoria: o laudo é emitido depois que o carro é analisado por uma empresa autorizada pelo Detran;
- Taxa de transferência: valor pago ao Detran do seu estado que varia de acordo com cada região brasileira;
- Renavam: o Renavam pode ser encontrado no site do Detran e deve ser impresso em duas vias para dar fim ao processo de transferência.
Além disso, o veículo precisará de alteração na placa em casos de mudança de município. Nesse caso, o condutor precisa procurar empresas autorizadas pelo Detran para realizar a mudança desse registro do automóvel por esse passo é essencial na transferência de veículo.