Veja qual a melhor opção entre câmbio Automático ou manual agora mesmo. Pois, preparamos uma matéria para falar sobre essas duas opções que geram muitas dúvidas nos motoristas atualmente. Visto que, alguns afirmam que um é melhor que o outro e não sabem explicar corretamente o motivo.
Uma vez que, o primeiro aparenta ser mais fácil de utilizar por causa da praticidade. No entanto, o câmbio automático tem custos de manutenção que são altíssimos em casos de problemas. Portanto, entenda qual a melhor opção de acordo com as vantagens e desvantagens do câmbio automático ou manual:
Qual a melhor opção entre câmbio automático ou manual?
Em primeiro lugar, você precisa entender que tanto o câmbio automático quanto o manual são partes do sistema de transmissão do veículo. Ou seja, esses dispositivos são essenciais para levar a energia promovida no motor para as rodas do automóvel.
Na maioria dos carros, o câmbio manual possui 5 marchas e a ré e o condutor precisa pisar na embreagem antes de realizar a troca de cada uma delas. Por outro lado, o câmbio automático dispensa a embreagem e tantos movimentos no manche, porque isso se dá de modo automático.
Nesse sentido, o câmbio automático apresenta seis marchas que trocam sem que o motorista precise acionar a embreagem. Além disso, alguns comandos de direção que são acionados no como N (neutro), P (parado), D (Drive que, em inglês, significa dirigir e permite que o carro siga seu caminho trocando as marchas), e R (Ré). Portanto, entenda melhor qual a melhor opção entre câmbio automático ou manual agora mesmo:
Vantagens e desvantagens do câmbio automático ou manual
O câmbio automático dispensa o uso de embreagem. Logo, isso deixa o veículo mais confortável de ser guiado porque você não precisa se preocupar quanto à troca de marchas na hora certa. Além disso, você fica com o pé esquerdo livre para descansar enquanto estiver dirigindo.
No entanto, o câmbio manual precisa da embreagem para causar a liberação das engrenagens necessárias para a troca de marcha do veículo. Com isso, o condutor precisa conhecer o veículo para saber o momento certo de aumentar ou diminuir as marchas de acordo com a velocidade do automóvel.
Mas, há quem diga que o câmbio manual é melhor porque permite que você “sinta o carro” e tenha um controle maior para aproveitar a potência do motor. Além disso, a manutenção é outro ponto a favor dos manuais. Afinal, os seus custos são inegavelmente menores se comparados à versão automática do mesmo veículo, por exemplo.
Já que, a tecnologia envolvida no câmbio automático para que as marchas sejam trocadas sem auxílio da embreagem é bem maior. Por causa disso, os carros com câmbio manual podem custar até 5 mil reais a menos do que a mesma versão automática.
Por fim, o consumo de combustível deve ser considerado pelas pessoas que se perguntam qual a melhor opção entre câmbio automático ou manual. Visto que, a versão automática consome mais combustível por realizar as trocas de marcha em altas rotações do motor. Mas, os veículos mais modernos corrigiram isso e o SUV Honda CR-V, por exemplo, faz 13 km/l utilizando o câmbio automático CVT.