Todo motorista que preza pela direção defensiva deveria ler esta matéria. Afinal, vamos falar tudo sobre os erros ao usar a sinalização pisca alerta dos veículos. Então, se você não sabe quais os momentos em que deve recorrer ao recurso, veja esta matéria até o final. Pois, vamos praticamente desenhar tudo que envolve o pisca alerta da legislação até a prática. Confira:
Veja os principais erros ao usar o pisca alerta
Primeiramente, saiba que o pisca alerta é a luz intermitente que fica piscando para sinalizar que você está em alguma emergência com seu automóvel. Ou seja, você ativa um botão que fica próximo ao volante para avisar que seu veículo está com algum problema e precisa encostar ou parar na mesma hora.
Para desligar, basta clicar no mesmo botão que as setas do automóvel serão desligadas. Visto que, esse botão faz com que as quatro lâmpadas das setas fiquem piscando ao mesmo tempo até que seja desativado. Geralmente, esse botão fica no centro do painel ou perto do volante para facilitar a visualização.
Além disso, esse botão carrega o símbolo de dois triângulos vermelhos para deixar bem claro que deve ser acionado somente em emergências. Mas, nem todos seguem essa recomendação e foi pensando nisso que resolvemos apresentar essa matéria para falar sobre os principais erros ao usar essa sinalização no trânsito. Portanto, veja abaixo:
Paradas irregulares
Muita gente usa o pisca alerta de forma errada, seja porque está estacionado em local incorreto e quer informar outros motoristas para desviarem. Desse modo, esse condutor está infringindo mais uma lei de trânsito que está relacionada ao estacionamento de forma indevida.
Situações do cotidiano
O uso incorreto de pisca alerta em situações do cotidiano são muito variadas e uma delas é o egoísmo de acender as luzes apenas para dar sinal para outras pessoas. Por exemplo, alguns condutores acendem o pisca alerta para pedir ultrapassagem para outros motoristas.
Mas, o que a lei diz sobre uso do pisca alerta?
O pisca alerta é citado no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em seu artigo 40 que diz o seguinte.
O condutor deve usar o piscar alerta somente nas seguintes situações:
- Situações que envolvem emergências ou imobilização do automóvel;
- Situação em que a regulamentação da via exige.
Ou seja, você pode acionar o pisca alerta somente quando seu veículo não pode sair daquele local por imobilização. Geralmente, isso acontece quando algum problema faz com que seu carro “trave” no meio da rua. Quanto às situações que a via exige, o CTB está falando de acostamentos e locais que exigem permanência rápida com pisca alerta ligado como portas de hospitais, por exemplo.
Então, quem comete erros na hora de usar pisca alerta está infringindo as leis de trânsito e poderá sofrer as penalidades de natureza média de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. No entanto, a Justiça tem entendido os casos de motoristas que recorrem da aplicação dessas multas. Mas, o condutor precisa provar a razão pela qual acendeu o sinal de alerta no veículo.