Você perdeu o prazo para exame toxicológico? Nesta matéria, vamos explicar o que fazer para regularizar sua situação e evitar problemas no trânsito. Afinal, o exame toxicológico periódico é obrigatório e pode trazer diversas complicações aos motoristas que não respeitam o prazo estimado pelos órgãos competentes.
De acordo com a determinação do Contran, os condutores que estejam com exame toxicológico vencido precisam regularizar essa situação de maneira escalonada. No entanto, o primeiro prazo para os atrasados já venceu , mas ainda existe chance de corrigir essa situação para evitar complicações.
Veja o que fazer se você perdeu o prazo para exame toxicológico
Segundo a determinação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), os condutores que estão inseridos nas categorias C, D, e E com exame toxicológico vencido precisam regularizar a situação urgentemente. Mas, essa ação precisa ser feita de maneira escalonada por meio de dois grupos previamente divididos pelo órgão de trânsito.
O primeiro prazo venceu no dia 31 de março para todos os condutores que tenham CNH com vencimento entre janeiro e junho de 2024. No entanto, isso não elimina a possibilidade de regularizar a situação. Já que, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) afirmou que esses condutores têm até o dia 30 de abril para corrigir essa situação.
Pois, todo motorista tem um prazo de 30 dias a partir do vencimento para regularizar a situação sem prejuízo com os órgãos de trânsito. Depois disso, a penalidade poderá ser aplicada em qualquer abordagem policial. Nesse caso, a infração gravíssima é aplicada gerando multa no valor de R$ 293, 47 e 7 pontos na CNH do condutor.
Como regularizar exame toxicológico vencido?
Quem perdeu o prazo para exame toxicológico pode ser multado diretamente pelos sistemas eletrônicos do Detran dos estados e do Distrito Federal. Pois, o artigo 165-D rege que esse exame é indispensável e periódico para todos os condutores de veículos acima da categoria C.
Segundo o Senatran, o segundo grupo precisa regularizar a situação do exame toxicológico até o dia 30 de abril. Ou seja, qualquer condutor que tenha CNH vencendo entre julho e dezembro tem até o fim deste mês para regularizar a situação sem atraso. No entanto, esse prazo pode ser estendido até o dia 31 de maio seguindo a mesma legislação aplicada ao primeiro grupo. Já que, o condutor tem 30 dias de atraso para ficar em dia com os órgãos de trânsito sem qualquer prejuízo.
Um levantamento feito pelo próprio órgão apontou que até o dia 1 de abril, mais de 3,4 milhões de motoristas estavam irregulares quanto à realização do exame. Mas, você sabe como regularizar a situação para evitar problemas futuramente?
Como regularizar a situação do exame toxicológico
Primeiramente, você precisa verificar se o seu exame toxicológico está em dia e isso pode ser feito pelo aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito) na opção “Exame Toxicológico”. Se não estiver em dia, você precisa procurar um laboratório credenciado junto ao Detran para fazer a coleta do exame. Esse teste precisa ser repetido a cada dois anos e meio para qualquer motorista menor de 70 anos.