As regras do Novo DPVAT foram aprovadas e vamos falar tudo sobre a volta do seguro obrigatório a partir de 2024. Afinal, a Câmara dos Deputados aprovou a volta desse imposto e a medida segue para análise do Senado. Portanto, entenda tudo que se sabe sobre valores e regras relacionadas ao imposto:
Veja regras do novo DPVAT
O novo DPVAT vai voltar a ser cobrado dos motoristas se depender da decisão dos deputados federais. Visto que, a Câmara aprovou o retorno do seguro obrigatório mesmo que ainda não saibamos os valores a serem pagos e nem quando começará a ser cobrado. Pois, a medida ainda precisa ser aprovada pelos senadores antes de ser regulamentada para entrar em vigor.
Portanto, o que se sabe é que essa medida aprovada na Câmara confirma que o novo DPVAT é uma realidade que trará a cobrança de volta aos donos de automóveis. Além disso, a falta de pagamento do imposto será considerada uma infração grave com as penalidades do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
O texto aprovado na Câmara segue para votação e análise dos senadores que, por sua vez, deverão julgar os méritos e regras do imposto que poderá voltar. Portanto, entenda mais sobre o seguro que garante o pagamento de despesas médicas de vítimas de acidentes com veículos que foi interrompido por falta de verbas a partir de dezembro de 2023.
Entenda regras do novo DPVAT
A Caixa Econômica Federal (CEF) está operando em caráter de emergência desde 2021 desde que o seguro obrigatório foi extinto naquele ano. Mas, os recursos foram suficientes para pagar os débitos até novembro de 2023. A partir disso, as contas não fecharam mais por falta de verba nos cofres públicos.
Por causa disso, o novo DPVAT vai continuar sendo administrado pela Caixa por meio de um fundo chamado Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT). Desse modo, todo valor arrecadado terá lastro bancário para comprovar o uso das verbas para os fins corretos. Entenda mais sobre o que é o DPVAT para compreender sua necessidade:
Mas, o que é o novo DPVAT?
A sigla DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) será pago pelos motoristas a fim de indenizar vítimas de acidentes de trânsito. Então, sejam motoristas, sejam pedestres, todos terão acesso às verbas reservadas para as despesas médicas em acidentes.
A lei que foi aprovada na Câmara dos Deputados viabiliza a implementação do novo DPVAT. Este, por sua vez, vai incluir toda cobertura das despesas médicas aos acidentados e até serviços funerários em casos de morte das vítimas. Portanto, esse seguro obrigatório é essencial para garantir as melhores condições às pessoas prejudicadas em acidentes de trânsito.
Mas, quando começa o novo DPVAT?
O novo DPVAT é uma realidade se a Câmara dos Deputados fosse o único órgão a fazer valer as leis de trânsito no Brasil. Visto que, o seguro obrigatório foi aprovado por tais representantes. No entanto, o projeto segue para votação dos senadores que poderão vetar ou promover mudanças em relação ao imposto que será aplicado. Por isso, não se pode afirmar quando esse seguro passará a ser válido para os motoristas.