O vencimento da penúltima parcela do IPVA em São Paulo venceu neste dia 11 de abril e o ciclo deve permanecer durante o mês. A quarta parcela referente aos veículos com placa final 1 que pertencem ao estado paulista corresponde à penúltima prestação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores em 2024.
O ciclo de vencimentos que inicia hoje vai seguir durante todo o mês de abril de acordo com os finais de placas. Portanto, leia esta matéria até o final para entender mais sobre os prazos de acordo com cada situação:
Vencimento da penúltima parcela do IPVA por placas
O final da placa define o vencimento da penúltima parcela do IPVA em São Paulo. Portanto, veja a lista abaixo e entenda a divisão do prazo de validade de acordo com cada veículo:
- Veículos com placa final 1 tem até o dia 11 de abril para realizar o pagamento;
- Placas final 2 têm até o dia 12 de abril;
- Placas final 3 devem pagar até o dia 15 de abril;
- Placas final 4 até o dia 16 de abril;
- Placas final 5 têm até dia 17 de abril para realizar o pagamento;
- Placas final 6 até o dia 18 de abril;
- Placas final 7 têm até o dia 19 de abril;
- Placas final 8 têm até o dia 22 de abril;
- Placas final 9 até o dia 23 de abril;
- Placas de final 0 devem pagar a 4° parcela do IPVA até o dia 24 de abril.
Desse modo, você precisa pagar esse imposto do Detran SP seguindo essas datas para evitar multas e juros. Logo abaixo, vamos falar sobre os riscos de atrasar o pagamento do IPVA em São Paulo para entender a importância de realizar o pagamento antes do vencimento. Portanto, veja mais:
Atrasei a parcela do IPVA, e agora?
O pagamento do IPVA é obrigatório e a atual valorização no valor dos veículos fez com que esse imposto aumentasse também. Com isso, muita gente tem parcelado para ter alívio financeiro. No entanto, devemos ficar atentos para não perder a data de vencimento de cada parcela.
Em São Paulo, o imposto pode ser pago em cota única com desconto ou parcelado em até 5 vezes para facilitar o pagamento. Mas, se você não pagou o imposto dentro do prazo, o desconto é suspenso. Por isso, vale a pena pagar em cota única ou não atrasar nenhuma parcela, não é mesmo?
Mas, incidentes acontecem e algumas pessoas não conseguem fazer o pagamento dentro do prazo estimado. Nesse caso, você precisará do auxílio de aplicativos especializados para fazer o parcelamento por meio do cartão de crédito. Ou, você pode procurar um despachante na sua cidade para que realizem todos os procedimentos legais a fim de regularizar a situação.
Pois, quem não paga o IPVA não consegue fazer o licenciamento do automóvel e isso gera infração gravíssima com pena de multa e apreensão do veículo. Portanto, não vale a pena atrasar o imposto e vale lembrar que estamos chegando ao vencimento da penúltima parcela do IPVA em São Paulo. Portanto, falta apenas uma para se livrar desse débito!