O Detran RJ prorroga prazo de licenciamento dos veículos de acordo com os finais das placas de cada automóvel. Portanto, leia esta matéria e entenda quais serão os prazos para regularizar a situação e evitar multas e apreensões. Afinal, o licenciamento precisa ser renovado anualmente e essa prática evita muitos problemas para os condutores. Portanto, veja mais:
Detran RJ prorroga prazo de licenciamento
O Detran RJ prorrogou o prazo de licenciamento anual para os veículos que foram emplacados no estado carioca. Desse modo, os automóveis que tenham placas com finais 0, 1 e 2 teriam que pagar a taxa até o dia 31 de maio, correto? A partir de agora, esses condutores poderão regularizar a situação até o dia 31 de julho. Ou seja, dois meses de prorrogação para regularizar esses débitos.
Nesse sentido, os veículos com placas de final 3, 4 e 5 que terão que regularizar até o dia 31 de agosto. Por fim, os veículos com finais 6, 7, 8 e 9 devem pagar o licenciamento até o dia 30 de setembro no estado do Rio de Janeiro. Então, você terá mais tempo para se organizar financeiramente e evitar o atraso do licenciamento do seu veículo. Visto que, essa condição pode trazer graves consequências ao motoristas como multa e até apreensão do veículo.
Por que Detran RJ prorroga prazo de licenciamento no estado?
Quem tem veículo com placa de final 3, 4 e 5 já estava preocupado com o licenciamento deste ano, não é mesmo? Pois, o vencimento estava marcado para o dia 31 de maio e estamos chegando perto do quinto mês do ano. Mas, diversos problemas marcaram a atualização do CRLV 2024 no estado carioca.
Por causa disso, o Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro resolveu criar um novo calendário para estabelecer limites prorrogados aos condutores. Desse modo, você vai ter mais tempo para regularizar a situação e evitar problemas com órgãos de trânsito. Visto que, o licenciamento atrasado é o que mais causa apreensões de veículos no Brasil. Veja mais abaixo:
Por que pagar o licenciamento?
Com certeza, você já se perguntou por que pagar o licenciamento é obrigatório, não é mesmo? Afinal, o documento pode ser impresso por qualquer pessoa por meio de um computador ou smartphone. No entanto, a Secretaria da Fazenda explica que o valor do tributo tem outras destinações também.
Segundo a Secretaria de Fazenda de Minas Gerais, a taxa da Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRAV) precisa ser cobrada apesar de não necessitar mais de emissão do documento. Com isso, muitos ficam em dúvidas sobre a necessidade dessa taxa mesmo sem que o papel impresso seja necessário.
De acordo com o órgão, esse tributo ajuda a custear os gastos com manutenção e melhorias no Detran para oferecer segurança e confiabilidade aos dados armazenados. Além disso, o valor arrecadado é usado para garantir a fiscalização feita pelos órgãos de trânsito brasileiros. Por causa disso, quem não paga o licenciamento está sujeito às multas relacionadas à infração gravíssima do CTB e à apreensão do automóvel.