Você está pensando em como adicionar categoria na CNH para conseguir dirigir outros veículos? Seja para trabalho, seja para lazer, qualquer motorista precisa atualizar o documento antes de dirigir outro tipo de transporte. Afinal, cada categoria demanda um nível de conhecimento e técnicas especializadas para garantir uma condução segura.
Pensando nisso, preparamos esta matéria para falar sobre como adicionar categoria na CNH. Então, leia até o final e aprenda como fazer adição de categoria na sua carteira de motoristas agora mesmo. Afinal, essa mudança pode trazer mais liberdade àqueles que gostam de dirigir outros veículos e não têm permissão para isso. Portanto, veja até o final:
O que é adição de categoria na CNH?
De acordo com o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (DETRAN-MG), a adição de categoria é um procedimento muito usado pelos motoristas habilitados nas letras B, C, D e E que desejam adicionar a letra A ao documento. Visto que, essas pessoas querem pilotar motos e precisam dessa letra na CNH para conseguirem o direito de dirigir.
Além disso, essa mudança na categoria é muito requisitada pelos motoristas que tenham apenas a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores) que desejam adicionar a categoria B para dirigir carros de passeio pelas ruas brasileiras. Para isso, esses condutores precisam atender às exigências que os leva à adição de categoria na carteira de motorista. Logo abaixo, vamos explicar um pouco mais sobre isso:
Como adicionar categoria na CNH?
Você já entendeu que a adição da categoria é essencial para quem deseja conduzir outros tipos de automóveis que o documento atual não permite, não é? Portanto, veja o passo a passo de como adicionar categoria na CNH e atualize eu documento rapidamente:
- Quem deseja realizar o processo de forma online pode procurar o Detran local por meio do site oficial;
- Na página, você terá que criar uma conta com login e senha para ter acesso aos serviços;
- Agora, você fará a verificação de bloqueios na sua CNH para saber se nada o impede de adicionar outra categoria;
- O passo seguinte é o exame que varia de acordo com a categoria que você almeja. Por exemplo, quem possui as letras C, D e E que deseja pilotar motos precisará realizar um exame toxicológico antes dos exames comuns;
- Agora, o condutor deverá realizar o exame psicológico que é indispensável para quem Exerce Atividade Remunerada (EAR) com o meio de transporte;
- Você foi aprovado pelo médico e psicólogo? Agora é a hora da aula prática que deve ser feita por meio do CFC (Curso de Formação de Condutores). Caso seja aprovado na prova prática, o motorista conseguirá fazer a adição de categoria na CNH.
Você deve estar pensando que todo esse processo leva muito tempo, não é mesmo? No entanto, saiba que a CNH nova estará disponível na versão digital apenas 3 dias após a aprovação da prova prática. A versão impressa demora ate 14 dias para chegar ao endereço cadastrado no sistema do Detran. Assim, você aprendeu como adicionar categoria na CNH, mas entenda que todos os processos citados acima têm custos respectivos que variam de acordo com sua localização.