Um novo projeto de lei quer aprovar o uso de carro pessoal em prova prática do Detran. Atualmente, sabemos que isso não é possível, mas com a nova lei que está em aprovação, pode virar uma realidade. Sendo assim, é preciso se informar a respeito dessa possibilidade para compreender o que pode mudar.
Se você está no processo de tirar carteira ou então conhece alguém que está fazendo isso, continue lendo para saber tudo a respeito desse assunto importante e que pode mudar a forma como se realizam os exames práticos atualmente.
Saiba tudo sobre a possibilidade de uso de carro pessoal em prova prática do Detran
O Projeto de Lei 1183/24, de autoria do senador Cleitinho (REPUBLICANOS/MG), que começou a tramitar no Senado Federal, tem como objetivo permitir o uso do veículo pessoal para o exame de direção veicular.
Essa proposta quer alterar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estabelecendo que o exame de direção possa ocorrer em qualquer veículo com as características correspondentes à categoria do condutor, incluindo a possibilidade de utilização de veículo particular.
Segundo o autor do projeto, o CTB atualmente exige que o interessado em obter a habilitação curse aulas de direção em autoescolas, que são dadas por instrutores habilitados.
Essa medida tem como objetivo garantir um processo de aprendizagem igual, no qual todos os alunos aprendam as normas de segurança necessárias para o convívio seguro nas vias públicas. Durante o aprendizado, os alunos utilizam os veículos identificados das autoescolas.
No entanto, o senador ressalta que o CTB não especifica o tipo de veículo que se pode usar no exame de direção, deixando essa regulamentação para normas do CONTRAN, que atualmente pedem que a realização do exame aconteça em veículos das autoescolas.
De acordo com Cleitinho, a proposta de uso de carro pessoal em prova prática do Detran não é inédita, já que até a década de 1990 se podia realizar aulas e exames de direção no próprio veículo do candidato. Ele ainda fala que permitir o uso do veículo pessoal traz mais segurança ao motorista aprovado e reduz os custos para os candidatos, sendo essas as principais razões para a apresentação do projeto.
Quais são as normas atuais
Atualmente, as diretrizes para a prova prática de direção estão todas na Resolução 789/20 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Essas normas são cuidadosamente delineadas para garantir a segurança e o controle durante o Exame de Direção Veicular para veículos de quatro ou mais rodas.
Sendo assim, o exame deve acontecer em locais e horários específicos, conforme determinado pelo órgão de trânsito estadual ou do Distrito Federal, sempre em acordo com a autoridade responsável pela via em questão.
Além disso, o veículo utilizado durante o exame deve ser da categoria pretendida pelo candidato e deve possuir transmissão mecânica, junto com a presença obrigatória de dois comandos de freios.
Vale lembrar que, de acordo com a Resolução, o veículo utilizado no exame prático de direção deve estar identificado como “aprendiz em exame”, exceto quando o veículo não estiver destinado à formação de condutores. Essa identificação tem o propósito de alertar outros condutores e pedestres sobre a natureza do veículo em uso durante o exame, contribuindo para a segurança de todos os envolvidos.
Agora que você sabe mais a respeito deste novo projeto de lei sobre o uso de carro pessoal em prova prática do Detran, comente conosco o que achou e compartilhe o artigo.