Em primeiro lugar, você precisa entender que nenhum veículo é fabricado para ter barulho ao virar volante. Afinal, o carro não deve apresentar nenhum ruído ao sair da fábrica para ser entregue às concessionárias. No entanto, muitos motoristas relatam esse problema quando percebem um som de algo batendo no final da volta completa do volante.
Mas, vale lembrar que a direção não trabalha de maneira individual no veículo. Afinal, esse conjunto atua em parceria com o sistema de suspensão e freios ao mesmo tempo para garantir a segurança ao dirigir. Por causa disso, esse barulho pode estar relacionado a diversos componentes presentes nessas partes móveis do veículo. Portanto, leia mais e entenda:
Motivos de ter barulho ao virar volante
Geralmente, um dos motivos de ter barulho ao virar volante que é mais comum está no coxim do amortecedor. Visto que, essa peça está situada nos batentes hidráulicos da parte interna do coxim. Este, por sua vez, fica situado entre a parte de fora e a de dentro da caixa da roda. Por causa disso, o sistema que fica inteiramente dentro do cofre do motor pode ser a razão desse barulho na direção.
Logo abaixo, vamos falar sobre dois barulhos que são mais comuns ao virar o volante do veículo. Portanto, veja em qual situação se encontra seu carro e tente compreender as razões para tais ruídos:
Barulho metálico no volante
Um tipo de barulho ao virar o volante que muitos motoristas relatam em buscas na internet é o estalo metálico de algo que aparenta estar se rompendo. Geralmente, esse som é sinal de algum problema na junta homocinética. Esse item é responsável pelo movimento que é criado pela força que foi gerada pelo motor e leva essa informação ao sistema de transmissão. Este, por sua vez, é o que envia o comando às rodas pelo diferencial.
Essa peça sofre com problemas causados por entrar em contato com água e poeira, por exemplo. Por causa disso, essa junta possui uma coifa que serve exatamente para guardar essa sujeira. Desse modo, qualquer avaria nesse componente pode causar um ruído alto e preocupante.
Direção hidráulica
Alguns veículos com direção hidráulica podem apresentar barulho ao virar volante. Nesse caso, os condutores relatam um barulho agudo e constante sempre que o volante vira ao máximo. Esse problema acontece por causa da redução de fluído no sistema de direção e basta completar para acabar com esse incômodo.
No entanto, alguns motoristas relatam que mesmo com o nível completo, o carro apresenta que o fluído está abaixo do que deveria. Nesse caso, seu carro deve estar com algum vazamento e o barulho vai persistir até que esse vazamento seja resolvido. Portanto, somente um mecânico poderá te ajudar nessa situação com uma boa revisão.
Importância da manutenção preventiva
Como vimos, o barulho ao virar volante é um sinal de desgaste das peças que compõem o sistema de direção e tudo que estiver ligado a ele. Portanto, a única forma de prevenir esse problema é a manutenção preventiva ou check-up. Nela, o mecânico vai avaliar a condição dos componentes que precisam ser trocados para evitar quaisquer problemas futuros.