Não é novidade para ninguém que os acidentes de trânsito são muito comuns no Brasil, não é mesmo? Afinal, as colisões estão entre os problemas mais graves das ruas brasileiras por causa das consequências que estão envolvidas nessas situações. Por causa disso, preparamos esta matéria para apresentar 4 coisas para reduzir acidentes de trânsito. Então, veja até o final para aprender essas dicas!
Afinal, as colisões podem causar ferimentos e custos com reparos de veículos envolvidos nesses incidentes. Por causa disso, precisamos conhecer as leis de trânsito e nos adequar a elas para evitar problemas nas ruas e estradas brasileiras. Logo abaixo, vamos apresentar 4 coisas para reduzir acidentes de trânsito que podem salvar muitas vidas. Confira:
4 coisas para reduzir acidentes de trânsito
Em primeiro lugar, você precisa entender que o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) existe para coibir práticas que são consideradas infrações de trânsito. De acordo com o artigo 192, qualquer motorista deve guardar distância lateral e frontal de outros veículos para evitar colisões e a falta de respeito à tal lei é considerada uma infração de natureza grave.
Afinal, a proximidade com outros veículos pode levar às colisões que queremos evitar a todo custo, não é mesmo? Então, mantenha distância e conheça 4 coisas para reduzir acidentes de trânsito que são tão importantes quanto esse cuidado:
Use setas
As setas existem para serem usadas e não é raro encontrar motoristas reclamando de outros que não utilizam esses componentes tão importantes do veículo. Afinal, a pessoa precisa usar a seta para anunciar que vai virar uma esquina ou iniciar uma ultrapassagem nas rodovias, por exemplo.
Portanto, quem não usa setas está correndo riscos e facilitando as colisões de acontecerem com mais frequência. Além disso, as setas podem ser usadas na função pisca alerta para anunciar que seu carro está com algum defeito e isso fará com que outros condutores mantenham distância mais segura.
Respeite sua faixa
As faixas existem para evitar acidentes nas ruas de mão dupla e precisam ser respeitadas para que os acidentes sejam evitados. Se a faixa é branca, a pista tem sentido único e as amarelas demonstram que a via é de mão dupla. Ultrapassar em faixa contínua, por exemplo, é muito arriscado. Portanto, fique atento e mantenha-se sempre à direita da faixa se não for realizar ultrapassagens.
Fique esperto com a sinalização
A sinalização existe para que nenhum motorista diga que não foi avisado sobre o que deveria fazer em determinada via. Portanto, você precisa ficar esperto com as placas e quaisquer letreiros que anunciem as regras de determinado trecho. Dessa forma, você vai evitar muitos acidentes.
Em alguns locais, a sinalização é provisória e isso demanda mais atenção dos motoristas que já estão habituados àquele caminho. Por exemplo, locais com obras que se iniciaram recentemente terão novas placas em locais diferentes todos os dias. Por isso, mantenha-se atento ao volante.
Controle a velocidade
Cada via tem um limite de velocidade que precisa estar de acordo com o CTB. Por causa disso, você precisa ficar atento às placas que anunciam esse limite para respeitar e evitar acidentes. Logo abaixo, vamos listar a velocidade de cada via de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Confira:
- 80 km/h nas vias rápidas;
- 60 km/h nas faixas arteriais,
- 40 km/h nas coletoras;
- 30 km/h nas vias locais.
Estradas que ligam cidades e estados diferentes possuem outros limites. Veja:
- 110 km/h para automóveis, caminhonetes e motocicletas;
- 90 km/h para ônibus e micro-ônibus;
- 60 km/h para os demais veículos.
Gostou das dicas para reduzir acidentes de trânsito? Coloque-as em prática e compartilhe com seus amigos e familiares.