Se você já pensou em mudar alguma coisa para personalizar seu carro, moto, caminhão, já pensou se precisa mudar o documento após fazer modificação em veículo, não é mesmo? Nesta matéria, vamos falar se essa alteração é necessária ou não. Portanto, veja a matéria completa e entenda tudo sobre o assunto.
Pois, o que diz a legislação sobre modificação em veículo e como escolher uma oficina que possa fazer o serviço de forma adequada? Aqui, você vai entender tudo sobre o tema para não restar quaisquer dúvidas sobre isso. Confira:
Entenda qual é o tipo de modificação em veículo que é permitida
Segundo a legislação, o proprietário de um veículo não pode fazer mudanças no carro sem que haja uma autorização prévia dos órgãos de trânsito. Nesse sentido, o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) é que dita as regras acerca de alterações em quaisquer veículos. Desse modo, você não pode fazer uma mudança como turbinar seu motor, por exemplo, sem autorização do Detran do seu estado.
Afinal, o CTB associa a prática de alteração no modelo sem comunicação à infração de natureza grave. Portanto, o motorista que for abordado com um carro modificado sem alteração no documento poderá arcar com multa no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH. Logo abaixo, vamos falar sobre as exigências relacionadas ao documento após fazer modificação em veículo. Confira:
Quais são as exigências para fazer modificação em veículo
Como vimos acima, qualquer modificação precisa ser autorizada previamente pelo Detran do seu estado. Afinal, as conversões realizadas devem seguir algumas exigências do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) relacionadas à emissão de ruídos e poluentes. Nesse caso, o Detran será o órgão responsável por autorizar as mudanças se elas estiverem de acordo com os limites estabelecidos.
Na prática, um carro é testado muitas vezes por equipes de engenheiros dentro das montadoras de veículos. Depois disso, eles chegam ao produto que se adequa às condições exigidas leis de trânsito. Portanto, qualquer modificação em veículo deve considerar os quesitos legais que mantêm relação com os componentes que serão alterados.
Passo a passo para fazer a modificação em veículo
Logo abaixo, vamos apresentar o passo a passo para quem deseja fazer modificação em veículo. Portanto, confira:
- Em primeiro lugar, você precisa acessar o portal do Detran do seu estado para solicitar a alteração do documento após fazer modificação em veículo;
- Depois disso, leve o carro à oficina especializada no serviço que deseja realizar, seja para turbinar, seja para trocar a cor desse automóvel. Mas, procure uma empresa que seja credenciada pelo Inmetro para realizar essa função;
- Agora, você vai ao órgão de trânsito a fim de obter seu CSV (Certificado de Segurança Veicular) que será adicionado ao CRLV (Certificado de Licenciamento de Veículos) e ao CRV (Certificado de Registro de Veículo).
Assim, você poderá fazer qualquer modificação em veículo sem qualquer problema. Mas, toda mudança precisa ser comunicada para evitar problemas com os agentes de trânsito. Afinal, você pode ser multado e ainda terá que remover as peças trocadas sem devida autorização também.