Afinal, você sabe como zerar pontos da CNH? Muitos motoristas têm essa dúvida, já que a pontuação é uma grande preocupação. Estourar o limite de pontos pode levar a uma suspensão do direito de dirigir por algum tempo, o que costuma deixar os condutores temerosos.
Nesse caso, descobrir como funciona o sistema de pontos, bem como entender como retirá-los da sua carteira de habilitação é fundamental. Acompanhe em seguida e fique por dentro de todas as informações.
Para que servem os pontos da CNH?
O sistema de pontos na Carteira de Habilitação (CNH) é uma regra específica para desencorajar os motoristas a desrespeitarem as leis de trânsito. Cada infração possui uma pontuação que varia de acordo a gravidade do ato, indo de leve a gravíssima, o que dá de 3 a 7 pontos na carteira do motorista, respectivamente.
Quando um motorista acumula um número alto de pontos em sua CNH, ele pode enfrentar penalidades, incluindo a suspensão de direção.
O limite geral é de 40 pontos dentro de um período de 12 meses, mas isso pode variar se houver infrações gravíssimas ou se o motorista exerce atividade remunerada com o veículo.
Além disso, manter um registro dos pontos acumulados ajuda os órgãos de trânsito a identificar motoristas que costumam desobedecer às normas de trânsito, o que ajuda a penalizá-los. Isso pode acontecer por meio de cursos de reciclagem ou outras medidas.
Portanto, os pontos na CNH servem como um mecanismo de controle e prevenção, o que é fundamental para manter a ordem no trânsito. Agora, vamos descobrir como zerar pontos da CNH.
Como zerar pontos da CNH?
Agora, vamos ver algumas das formas que podemos utilizar para retirar os pontos que estão na CNH. Veja as informações e saiba qual se encaixa em seu caso.
Indicando real infrator
Essa é uma das formas mais comuns de zerar pontos da CNH. Quando uma infração de trânsito é registrada e os pontos vão para a CNH do dono do veículo. No entanto, existe a possibilidade de indicar o real infrator, caso não tenha sido o dono do carro quem cometeu a infração.
Esse procedimento é muito útil para proprietários de veículos que não estavam dirigindo no momento da infração.
Para indicar o real infrator, o proprietário deve preencher um formulário do Detran do seu estado. Você pode acessar online ou na unidade de atendimento presencial.
Ainda, anexe uma cópia da CNH do real infrator e, em alguns casos, um documento que comprove a assinatura do mesmo, confirmando sua responsabilidade pela infração.
Depois do processo completo, os pontos passam da CNH do proprietário do carro para a CNH do verdadeiro infrator, o que garante que as penalidades passem para quem desrespeitou as leis de trânsito.
Entrar com recurso de multa
Entrar com um recurso de multa é um direito do motorista para contestar penalidades que ele acredita serem injustas. Ao fazer um recurso, se o argumento for aceito e a multa anulada, todos os pontos que vieram com àquela infração serão automaticamente tirados da CNH.
O processo começa com o preenchimento de um formulário de recurso, que deve incluir argumentos claros e evidências que possam provar que a multa foi injusta.
Assim, este recurso pode entrar em diferentes instâncias: inicialmente na JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infrações) e, se negado, pode seguir para órgãos superiores.
Se o recurso for deferido, a multa é cancelada. Sendo assim, os pontos não constam mais na CNH do motorista, o que ajuda a limpar seu histórico.
Esperando o tempo de 12 meses
Esperar o tempo de 12 meses pode zerar pontos da CNH de forma automática. Este é o período de validade dos pontos que se referem a cada infração que você cometeu.
Vale lembrar que durante esse tempo de 12 meses, o condutor deve evitar novas infrações para não acumular mais pontos e correr o risco de ter sua CNH suspensa.
Pois bem, agora você descobriu como zerar pontos da CNH. Comente conosco o que achou das dicas e aproveite para compartilhar este artigo.
Tudo lindo o que vcs dizem falta só funcionar fora o sistema porcaria do Detran que nunca funciona e vive fora do ar ,cnh suspensa demora D + a regularização,cnh canssada fazer tudo de novo até parece que o motorista desaprendeu a dirigir fora casos que regulariza a cnh canssada depois 6 meses da emissao cnh com validade de 10 anos o Detran causou de novo por multa cometida a 5 anos atrás isto que vcs tem que divulgar , bora utilidade publica