A Ascensão da BYD como Rival da Tesla. A indústria automotiva elétrica tem sido palco de uma batalha acirrada entre gigantes globais e novos players disruptivos. Enquanto a Tesla liderou a revolução dos veículos elétricos durante muito tempo, o sucesso meteórico da BYD, fabricante chinesa, a colocou firmemente como a principal concorrente de Elon Musk nesse segmento em rápida expansão.
Embora ambas as marcas tenham propostas distintas, a Nio, outra empresa chinesa, foi frequentemente rotulada como a “Tesla chinesa” pelos analistas, graças aos seus avanços tecnológicos e inovações. No entanto, no cenário pós-pandêmico, as vendas da Nio não decolaram como esperado, e suas tecnologias de automação veicular e conectividade foram igualadas pela concorrência feroz.
A Vantagem Exclusiva da Nio: Estações de Troca de Bateria
Enquanto outras empresas rivalizavam em recursos e recursos, a Nio manteve uma vantagem única: suas estações de troca de bateria. Essas plataformas automatizadas são capazes de remover e substituir as baterias de um veículo elétrico em questão de minutos, oferecendo uma solução prática e conveniente para “reabastecer” os carros.
As estações de troca de bateria da Nio trazem inúmeros benefícios. Além da praticidade de “abastecer” um veículo em apenas cinco minutos, há também ganhos de escala na produção de eletricidade. As usinas de energia solar em larga escala ou as tarifas diferenciadas durante períodos de baixa demanda, como as madrugadas, permitem à Nio obter energia a custos reduzidos.
Uma Parceria Estratégica: Nio e BYD Unem Forças
Em busca de um “fato novo” que impulsione seu crescimento, a Nio revelou uma parceria estratégica com a BYD para criar duas novas marcas de veículos elétricos com preços mais acessíveis. No entanto, em vez de simplesmente lançar duas marcas, a joint venture introduzirá três novos nomes: Onvo, Lendao e Firefly.
Desvendando os Nomes Curiosos
Os nomes dessas novas marcas podem soar estranhos para os brasileiros, refletindo as diferenças culturais e linguísticas entre o português e o idioma chinês. No entanto, há explicações por trás desses batismos aparentemente aleatórios.
A Onvo será comercializada no Ocidente, derivando seu nome da expressão francesa “on voyage”, que significa “viajamos”. Já Lendao será o nome utilizado na China, significando algo como “caminho para a felicidade” no idioma local. A Firefly, por sua vez, também terá foco no mercado ocidental e será a marca mais acessível das três.
Objetivos Ambiciosos: Competir com a Tesla
O objetivo principal dessa parceria é desafiar os modelos Tesla Model 3 e Model Y, que atualmente custam cerca de R$ 175.000 em versões básicas no mercado chinês. O sedã ET5, modelo de entrada da Nio, é vendido por R$ 163.000, mas não tem alcançado o sucesso esperado. Já o SUV mais acessível da Nio, o ES6, parte de R$ 241.000.
Para competir diretamente com a Tesla, a Firefly EV será a primeira ofensiva. Trata-se de um SUV compacto que já está sendo testado em protótipos camuflados. Na Europa, espera-se que ele custe menos de 30.000 euros, com modelos futuros sendo especulados na faixa de 14.000 euros, tornando-os atrativos para o uso urbano, assim como o novo Citroën e-C3 e os modelos Ami e Fiat Topolino.
O Onvo L60: Um SUV Cupê Elétrico Promissor
Enquanto a Firefly EV visa o segmento de entrada, o Onvo L60 representa a verdadeira rivalidade com a Tesla. Esse SUV cupê elétrico já foi flagrado sem camuflagem e deve ser lançado em 2024. Embora lembre o Fiat Fastback para os brasileiros, o L60 é um SUV médio que promete superar o Model Y em termos de autonomia, desempenho e, claro, preço.
As apostas são de que as versões básicas do Onvo L60 custarão menos de 28.000 euros, enquanto o Model Y sai por pelo menos 45.000 euros. Com uma meta ambiciosa de vender 20.000 unidades por mês, o L60 pode representar uma séria ameaça à Tesla no mercado europeu.
O Papel Estratégico da BYD
Embora a Nio esteja liderando essa empreitada, a participação da BYD é igualmente crucial. A gigante chinesa fornecerá células de energia para as novas marcas, aproveitando suas tecnologias de ponta em baterias.
Uma aposta lógica é a utilização das baterias de sódio da BYD, que oferecem um custo ainda mais competitivo, já que a empresa pode controlar toda a cadeia de produção, eliminando a necessidade de fornecedores externos.
A Vantagem da Troca de Baterias
Por outro lado, a Nio continua apostando em sua tecnologia de substituição de baterias. Com mais de 2.500 estações na China e 50 na Europa, a empresa já realizou mais de 40 milhões de trocas de bateria.
Como as baterias pertencem à Nio, o consumidor pode pagar até 40% a menos pelo carro, desde que use o sistema de troca e pague uma assinatura mensal de cerca de R$ 1.000, que permite uso ilimitado. Nessa lógica, a Onvo teria uma vantagem significativa em uma eventual expansão europeia, podendo comercializar o L60 até mesmo na casa dos 20.000 euros.
Benefícios Mútuos da Parceria
Se a Onvo se tornar um sucesso, a BYD ganhará mais dinheiro como fornecedora de baterias. Por outro lado, a Nio terá mais chances de popularizar sua tecnologia de troca de baterias, buscando acordos de padronização para lucrar com o serviço e compensar eventuais vendas fracas.
Essa parceria sino-sino é um exemplo notável de como empresas concorrentes podem unir forças para atingir objetivos comuns e desafiar os líderes de mercado estabelecidos. Com a combinação das forças da BYD em baterias e da Nio em tecnologia de troca, essa joint venture pode revolucionar o mercado de veículos elétricos acessíveis e desafiar o domínio da Tesla.