Você não conhece muito sobre os componentes mais importantes do seu carro? Nesta matéria, vamos aprender com quantos quilômetros precisa trocar correia dentada para evitar acidentes. Afinal, esse componente é essencial para o funcionamento do motor e você vai entender um pouco mais sobre isso durante a leitura desta matéria. Então, leia até o final:
O que é correia dentada?
A partir de agora, vamos falar sobre o que é, para que serve e com quantos quilômetros precisa trocar correia dentada. Então, continue lendo até o fim para entender um pouco mais sobre essa peça que é tão importante para o funcionamento de qualquer veículo. Afinal, a correia precisa ser trocada depois de algum tempo de uso porque se ela romper, o prejuízo seria bem maior.
Primeiramente, entenda que a correia dentada é apenas uma corrente com dentes de borracha e garante a movimentação ideal e segura dos componentes ao qual ela está ligada e vamos falar sobre isso logo abaixo.
No carro, podemos encontrar quatro modelos de correias dentadas que são: a de direção hidráulica, a do motor, a do ar condicionado e a do alternador. Por causa disso, existem diversos tipos de correia dentada e cada uma tem seu tamanho, largura e utilidade dependendo do modelo do veículo em que se está falando. Nesse sentido, a vida útil também muda de acordo com o veículo
Essa peça é completamente flexível e os dentes que ficam na parte interna da correia são importantíssimos para que ela se encaixe nos componentes móveis do motor. Portanto, o desgaste dela é inevitável e o tempo fará com que a troca seja necessária. Mas, com quantos quilômetros precisa trocar correia dentada?
Para que serve a correia dentada?
Até aqui, você já entendeu o básico sobre o que é a correia dentada e agora deve estar se perguntando para que serve essa peça foi importante ao seu veículo na prática. Portanto, entenda que seu carro não funcionaria se não tivesse essa peça tão importante presente abaixo do capô. Pois, a ausência dessa Correia causaria a perda de sincronismo entre pistões e válvulas e isso geraria um desgaste excessivo levando a parada forçada do automóvel.
Por causa disso, a manutenção preventiva é essencial para garantir que as peças sejam trocadas periodicamente antes que se desgaste ao máximo. Portanto, vamos falar com quantos quilômetros precisa trocar correia dentada agora mesmo. Confira:
Então, com quantos quilômetros precisa trocar correia dentada?
Como foi dito, a correia dentada trabalha em atrito com diversos componentes do motor isso faz com que necessite ser trocada periodicamente. No entanto, a vida útil dessa peça fica em torno de 40 a 50 mil quilômetros rodados porque ela começará a apresentar desgastes depois disso.
No entanto, deve-se considerar cada modelo de veículo porque isso influencia muito na durabilidade de cada componente. Seu modo de vida dirá muito sobre a durabilidade da correia dentada porque algumas pessoas usam os carros para fazer trilha enquanto outros usam somente na cidade para causar muito esforço do componente. Por isso, a melhor forma de saber com quantos quilômetros precisa trocar correia dentada a realização da manutenção preventiva e o conhecimento do manual do fabricante do seu veículo.