Você sabe qual a forma certa de transportar animais em carro? Se não, esta matéria foi feita para você que é pai ou mãe de pet e não sabe como lidar com essa questão. Afinal, quem nunca precisou levar o pet para viagem e não soube qual era a forma ideal de fazer isso, não é mesmo? Pensando nisso, preparamos este artigo para ajudar nessa questão. Sendo assim, veja até o final:
O que diz a lei sobre a forma certa de transportar animais em carro
Em primeiro lugar, você precisa entender que a forma certa de transportar animais em carro está relacionada à segurança do seu pet e das pessoas presentes no interior do veículo também. Além disso, a legislação de trânsito atual aborda esse tema e é importante entender o que diz o Artigo 252 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) para evitar multas, não é mesmo?
Afinal o Artigo 252 do CTB afirma que dirigir transportando animais, pessoas ou volumes à sua esquerda ou entre suas pernas e braços é uma infração média. Portanto, o condutor não deve levar seu pet ou qualquer coisa nessas condições dentro do veículo para não correr riscos à segurança de si mesmo e de quem estiver no veículo. Por isso, a forma certa de transportar animais em carro é longe do motorista.
No Artigo 235 do CTB, a lei rege que transportar pessoas, animais ou cargas nas partes externas do veículo é uma infração grave. Por isso, se alguém levar o cachorro com a cabeça para fora do vidro, por exemplo, está cometendo uma infração dessa natureza.
Por fim, o artigo 169 do CTB rege que dirigir sem prestar a devida atenção ou sem os cuidados indispensáveis para garanti-la é uma infração leve. Por isso, você nunca deve levar seus pets soltos porque isso não garantiria proteção em uma batida, por exemplo. Sendo assim, veja a forma certa de transportar animais em carro agora mesmo:
Então, qual a forma certa de transportar animais em carro? Confira
Agora, você já entendeu os riscos e as penalidades impostas às pessoas que insistem em não respeitar a forma certa de transportar animais em carro. Por isso, vamos ensinar algumas dicas para que você comece a levar seus pets corretamente. Confira:
Prefira prender seu animal de estimação ao carro
Em primeiro lugar, busque uma forma de prender seu animal de estimação à estrutura do carro. Ou seja, use cintos de segurança presos às guias para cachorros grandes e prenda as caixas dos menores para garantir que não haja queda em possíveis acidentes.
Não deixe o pet pra fora
Se você tem um cachorro maior e ele insiste em colocar a cabeça para fora da janela mesmo que esteja preso, saiba que seu animal de estimação está correndo riscos e colocando você em uma situação passível de penalidades também. Portanto, mantenha o vidro sempre fechado até o ponto em que seu pet não consiga mais acessar aquela saída com qualquer parte do corpo. Pois, essa é a forma certa de transportar animais em carro com segurança!