Hoje você vai descobrir se dirigir com fone de ouvido dá multa. Vamos entender mais a respeito deste tema tão controverso e curioso e compreender se isso corresponde ou não a uma infração de trânsito de acordo com o CTB.
Sendo assim, vamos destrinchar o tema e ainda falar um pouco sobre o telefone no trânsito, para que você tenha uma compreensão global sobre o assunto.
Continue a leitura em seguida e fique por dentro de tudo relacionado ao uso dos fones de ouvido enquanto dirige.
Dirigir com fone de ouvido dá multa?
Sim. Dirigir com fone de ouvido dá multa e você ainda receberá pontos na sua CNH, já que se trata de uma infração média. Vejamos em seguida o que diz a letra da lei em nosso CTB:
Art. 252. Dirigir o veículo:
VI – utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular;
Infração – média;
Penalidade – multa.
Ou seja, se você estiver usando fones e o agente de trânsito visualizar isso em uma blitz ou ao você passar com o carro, pode receber em casa essa autuação e terá os pontos adicionados em sua CNH.
Sabemos que a atenção total ao trânsito enquanto se está dirigindo é algo fundamental para evitar acidentes graves. E a audição é um dos sentidos principais. Além disso, a música ou a conversa pelo celular pode distrair muito o motorista e acabar retirando totalmente a sua atenção do trânsito.
Sendo assim, jamais utilize fones de ouvido enquanto estiver dirigindo, mesmo que seja de apenas um lado.
Preciso atender ligação enquanto estou dirigindo, o que fazer?
O melhor a fazer nestes casos é parar o veículo em um local seguro, como um estacionamento posto de gasolina, longe das bombas, ou um recuo na via específico para que se possa parar o carro com segurança. Isso é fundamental, já que falar ao telefone ou manuseá-lo enquanto dirige é infração gravíssima e pode aumentar ainda mais os pontos em seu prontuário.
Nada de atender telefone enquanto dirige, nem usar fone de ouvido. Isso pode apenas ocasionar acidentes e, no mínimo, uma multa indesejada. Afinal, dirigir com fone de ouvido dá multa, e usar o celular no trânsito também.
Quem é surdo pode dirigir?
Sim, quem tem deficiência auditiva pode sim tirar a carteira de habilitação e pode conduzir. No entanto, existem algumas orientações específicas para garantir a segurança e a comunicação adequada durante a condução.
Uma das medidas é a utilização de um adesivo com o símbolo internacional de surdez colado no veículo. Essa orientação serve para alertar outros condutores sobre a condição auditiva do motorista, o que facilita muito a comunicação em situações de trânsito.
A Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) é um órgão que fornece orientações sobre o uso desse adesivo e outras questões relacionadas à condução por pessoas surdas.
Todos os indivíduos, independentemente de suas capacidades físicas ou sensoriais, têm direito à igualdade de oportunidades e não devem ser alvo de discriminação. Isso inclui o direito de obter habilitação para dirigir, desde que atendidas as exigências legais e de segurança estabelecidas pelas autoridades de trânsito.
Portanto, as pessoas surdas podem conduzir veículos desde que estejam aptas a fazê-lo de maneira segura e responsável, respeitando as normas de trânsito sempre.
Pois bem, agora você já sabe que dirigir com fone de ouvido dá multa. Fique atento e não cometa esta infração de trânsito!