O preço dos combustíveis é um problema recorrente na vida dos motoristas que, por sua vez, acabam procurando postos mais baratos para abastecer seus automóveis. No entanto, alguns estabelecimentos agem de má fé e acabam misturando a gasolina com outros compostos a fim de baixar o preço para o consumidor. No entanto, existem diversos perigos de abastecer com gasolina adulterada e é sobre isso que vamos falar nesta matéria.
Afinal, o barato pode sair caro quando se escolhe o posto pelo preço do combustível oferecido. Por isso, conheça os perigos de abastecer com gasolina adulterada para entender que não vale a pena economizar muito na hora de encher o tanque do seu carro:
Veja 5 perigos de abastecer com gasolina adulterada
A gente entende que muita gente escolhe postos de combustíveis com preços mais baixos a fim de economizar uma grana em tempos difíceis. No entanto, você precisa conhecer os perigos de abastecer com gasolina adulterada porque esse é um dos motivos que faz com que esses estabelecimentos consigam manter os preços reduzidos em relação aos outros postos. Portanto, veja a seguir:
Perda de performance
A perda de performance do veículo é um dos principais perigos de quem abastece com gasolina adulterada. Visto que, o motor perde potência e começa a engasgar, especialmente quando está em marcha lenta. Por isso, se você notar que seu carro está fraquejando para subir alguma rua mais inclinada, fique atento com o posto que está frequentando.
Se o carro estiver engasgando muito, leve-o ao mecânico e peça uma avaliação completa do motor a fim de entender se o seu veículo está com o combustível adulterado.
Ruídos estranhos
Você está notando algum barulho que não é normal ao dirigir seu carro? Além disso, você começou a perceber isso depois que começou a abastecer no posto mais barato da cidade? Então, você deve estar usando combustível adulterado no seu veículo. Geralmente, o barulho aparenta aquele ruído de pré-ignição e surge nas subidas ou momentos que o motor é muito exigido.
Luzes no painel
Os veículos com injeção eletrônica possuem uma luza amarela com o símbolo de um motor que acende no painel quando seu carro está com problemas. Por isso, se isso estiver acontecendo procure seu mecânico rapidamente porque esse é um sinal de que o combustível usado está com adulteração.
Aumento exagerado do consumo
Um dos perigos de abastecer com gasolina adulterada que é mais conhecido é o aumento no consumo de combustível pelo seu automóvel. Portanto, repare o tempo que você precisa esperar até que tenha de abastecer novamente e a quilometragem rodada durante esse prazo.
Desse modo, você vai perceber se o carro está perdendo rendimento e esse é um sinal claro que está abastecendo com gasolina adulterada.
Óleo contaminado
Por fim, um dos perigos de usar gasolina adulterada é que os componentes misturados ao combustível podem corroer partes internas do motor. Desse modo, o óleo lubrificante será contaminado pela gasolina e isso vai prejudicar todo funcionamento do seu veículo que, em casos mais severos, demandará um serviço mecânico caro para ser resolvido.