O pneu furou e você precisa trocar e agora chega aquela dúvida que a maioria dos motoristas têm em comum: Será que pneu remold vale a pena? Nesta matéria, vamos falar tudo sobre as vantagens e desvantagens de comprar esse tipo de produto para instalar em seu carro. Pois, será que é seguro ou vale a pena pela economia em relação aos outros modelos? Nesta matéria, você vai entender todas essas questões. Portanto, veja até o final:
O que é pneu remold?
Antes de qualquer coisa, você precisa entender o que é um pneu remold para compreender se vale a pena a economia e o risco envolvido nesse tipo de produto. Este pneu antigo deve ter no máximo 7 anos de utilização e passará por uma reestruturação completa que envolve a raspagem e a troca das borrachas laterais e da banda de rodagem do pneu.
No entanto, não se pode confundir o pneu remold com o pneu recapado que tem somente a aplicação sobre a estrutura superior do pneu antigo. Portanto, veja mais e entenda a diferença entre os dois e se pneu remold vale a pena.
Como funciona a fabricação do pneu remold
Para entender melhor esse pneu remold vale a pena, você precisa compreender o método de fabricação desse item. Para começar, você precisa compreender que a sua construção começa quando as carcaças de pneus antigos começam a chegar às fábricas. Desse modo, todas serão avaliadas e algumas serão descartadas durante esse processo por não apresentar a estrutura forte o suficiente para serem reconstruídas. Desse modo, as carcaças selecionadas serão levadas para uma nova avaliação na qual alguns reparos já começam a ser feitos.
A seguir, esses pneus começam a ser raspados no talão e na banda de rodagem e ficam completamente lisos antes de receber a cola aqui segurar a nova camada de borracha nova. Por fim, a borracha anti- quebra lateral instalada e as carcaças serão vulcanizadas. Depois disso, o pneu remold segue para limpeza e estará pronto para ser vendido novamente.
Mas, pneu remold vale a pena?
Até agora, você entendeu o que é e como funciona o pneu remold, não é mesmo? No entanto, será que esse tipo de produto vale a pena? Logo abaixo, vamos apresentar as vantagens e as desvantagens desse material e você tomando as suas próprias decisões. Então, confira:
Vantagens do pneu remold
Para entender se pneu remold vale a pena é preciso conhecer as vantagens desse tipo de produto. Afinal, tem um remold vai bem em percursos urbanos e apresentam um bom desempenho ao rodar na cidade. Além disso, esse produto é aprovado pelo Inmetro e isso garante mais segurança ao consumidor. Por fim, o pneu remold é a melhor escolha quando se pensa no meio ambiente por causa do reaproveitamento dos materiais utilizados em sua fabricação.
Desvantagens do pneu remold
Entre as desvantagens a principal é a durabilidade inferior que a ter uma vida útil até 30% menor do que os pneus originais. Além disso, o desempenho na estrada é um ponto que precisa ser considerado antes de comprar esse tipo de pneu porque você pode sofrer com instabilidade especialmente na hora de fazer curvas.
Conclusão
Desse modo, podemos concluir que o pneu remold vale a pena quando se busca economia. E, se você dirige somente dentro da cidade, esse produto é o suficiente.
Durabilidade: Como citado anteriormente, apesar de custar menos do que um pneu novo, o pneu remold tem vida útil de 15% a 30% menor. Ou seja, caso opte pela compra desse modelo, precisará trocá-lo antes do que seria necessário se escolhesse outro tipo.
Desempenho na estrada: Se o pneu remold apresenta um bom desempenho ao percorrer o perímetro urbano, não se pode dizer exatamente o mesmo quando se trata das estradas. Em alta velocidade, ele pode sofrer com instabilidade, especialmente nas curvas. Fator esse que interfere na segurança e faz com que o deslocamento seja mais perigoso.