No passado, os carros com transmissão manual dominavam as ruas brasileiras, representando cerca de 80% do mercado automotivo nacional há pouco mais de uma década. No entanto, os tempos mudaram drasticamente, e hoje esse cenário se inverteu. Atualmente, mais de 60% dos veículos novos que circulam pelas vias do país são equipados com câmbio automático, refletindo uma clara preferência dos consumidores por essa tecnologia de condução mais conveniente.
Diante dessa tendência crescente, iremos apresenta uma lista dos 12 carros automáticos mais baratos disponíveis no Brasil em 2024. Este ranking abrange tanto hatches compactos quanto sedãs espaçosos, oferecendo opções acessíveis para todos os gostos e necessidades. Prepare-se para descobrir modelos com preços que variam entre R$ 96.490 e R$ 109.490, todos equipados com a comodidade de uma transmissão automática.
Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0T – R$ 109.490
- Motor: 1.0 turboflex com 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque
- Câmbio: automático de seis marchas
- Consumo (Inmetro): 8,3 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada (etanol); 11,8 km/l na cidade e 14 km/l na estrada (gasolina)
Nissan Versa 1.6 Sense CVT – R$ 108.990
- Motor: 1.6 aspirado com 113 cv de potência e 15,3 kgfm de torque
- Câmbio: CVT
- Consumo (Inmetro): 8,4 km/l na cidade e 10 km/l na estrada (etanol); 12,6 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada (gasolina)
Chevrolet Onix Plus AT Turbo – R$ 106.560
- Motor: 1.0 turboflex com 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque
- Câmbio: automático de seis marchas
- Consumo (Inmetro): 8,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada (etanol); 12,1 km/l na cidade e 15,8 km/l na estrada (gasolina)
Fiat Cronos Drive 1.3 AT – R$ 102.990
- Motor: 1.3 flex com 107 cv de potência e 13,7 kgfm de torque
- Câmbio: CVT
- Consumo (Inmetro): 9,3 km/l na cidade e 11 km/l na estrada (etanol); 13,3 km/l na cidade e 15 km/l na estrada (gasolina)
Volkswagen Polo Sense – R$ 101.490
- Motor: 1.0 turbo flex com 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque
- Câmbio: automático de seis marchas
- Consumo (Inmetro): 8,5 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada (etanol); 12,5 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada (gasolina)
Renault Kwid Zen CVT – R$ 100.990
- Motor: 1.0 aspirado com 70 cv de potência e 9,8 kgfm de torque
- Câmbio: CVT
- Consumo (Inmetro): 8,5 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada (etanol); 12,3 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada (gasolina)
Fiat Mobi Drive GSR – R$ 100.490
- Motor: 1.0 flex com 77 cv de potência e 10,9 kgfm de torque
- Câmbio: automatizado de cinco marchas
- Consumo (Inmetro): 8,7 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada (etanol); 12,5 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada (gasolina)
Volkswagen Gol 1.6 MSI AT – R$ 99.990
- Motor: 1.6 flex com 110 cv de potência e 15,8 kgfm de torque
- Câmbio: automático de seis marchas
- Consumo (Inmetro): 8,5 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada (etanol); 12,4 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada (gasolina)
Chevrolet Joy 1.0 AT – R$ 99.990
- Motor: 1.0 flex com 80 cv de potência e 9,8 kgfm de torque
- Câmbio: automático de seis marchas
- Consumo (Inmetro): 8,7 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada (etanol); 12,5 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada (gasolina)
Ford Ka SE 1.5 AT – R$ 99.990
- Motor: 1.5 flex com 136 cv de potência e 16,1 kgfm de torque
- Câmbio: automático de seis marchas
- Consumo (Inmetro): 8,3 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada (etanol); 12,1 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada (gasolina)
Renault Sandero Zen 1.6 CVT – R$ 99.990
- Motor: 1.6 flex com 118 cv de potência e 16 kgfm de torque
- Câmbio: CVT
- Consumo (Inmetro): 8,5 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada (etanol); 12,3 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada (gasolina)
Fiat Uno Drive 1.3 GSR – R$ 99.990
- Motor: 1.3 flex com 109 cv de potência e 14,2 kgfm de torque
- Câmbio: automatizado de cinco marchas
- Consumo (Inmetro): 8,5 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada (etanol); 12,5 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada (gasolina)
Lembrando que os preços mencionados são referentes às tabelas públicas das fabricantes em relação a maio.
Os carros automáticos oferecem várias vantagens em comparação com os modelos de câmbio manual. Aqui estão algumas delas:
Conforto e praticidade: A condução de um carro automático é mais fácil e prática, pois não há necessidade de trocar de marchas manualmente. Você só precisa focar em acelerar e frear, sem se preocupar com a embreagem.
Performance aprimorada: Os carros automáticos modernos não roubam a potência do motor como costumavam fazer antes de 2010. Isso significa que você pode desfrutar de uma condução mais suave e responsiva.
Menos esforço de manutenção: Como não há embreagem, o desgaste associado à troca de marchas é reduzido. Além disso, as mudanças automáticas são mais suaves, o que contribui para a longevidade do sistema de transmissão.
Domínio de inclinações: Em subidas ou descidas, os carros automáticos são mais fáceis de controlar, pois o sistema de transmissão ajusta automaticamente a marcha para a situação.
Trocas rápidas: Os carros automáticos realizam mudanças de marcha de forma mais rápida e eficiente do que os modelos manuais.
Em resumo, se você busca conforto, praticidade e uma experiência de condução mais agradável, um carro automático pode ser a escolha certa para você!