Ninguém nega a importância de cuidar bem do próprio veículo, não é mesmo? Afinal, vamos falar sobre quanto fazer a manutenção preventiva do carro para não ser pego de surpresa nas ruas. Afinal, quem tem automóvel precisa ter alguns cuidados para manter em bom estado de funcionamento e foi pensando nisso que preparamos esta matéria. Portanto, veja mais:
Saiba quando fazer manutenção preventiva do carro
A manutenção preventiva do carro é essencial para garantir o bom funcionamento dos componentes mais importantes dos veículos. Portanto, vamos falar sobre os itens que devem ser avaliados e, o que é mais importante, quando tomar esse cuidado com seu veículo. Afinal, a periodicidade é tão importante quanto a troca dos equipamentos e fluídos necessários. Então, continue lendo:
Comece pelo óleo do motor
O óleo do motor é um dos componentes mais importantes de qualquer veículo e não pode deixar de ser trocado em qualquer manutenção preventiva. Afinal, esse fluído serve para lubrificar as peças móveis presentes no interior do motor reduzindo o atrito entre esses equipamentos. Por causa disso, peça para o mecânico trocar o fluído e o filtro presente no reservatório também.
Líquido de arrefecimento
O liquido de arrefecimento é essencial para manter o sistema de refrigeração do motor do seu carro. Por causa disso, esse componente e quaisquer peças que tenham relação com esse produto devem ser avaliadas durante uma manutenção preventiva. Afinal, esse fluído refrigera o motor e impede corrosões ao mesmo tempo. Geralmente, a troca acontece por volta de 2 anos ou 30 mil quilômetros rodados.
Calibragem e alinhamento dos pneus
A calibragem de pneus é outro cuidado importante que não pode faltar em qualquer manutenção preventiva. No entanto, esse cuidado deve acontecer com mais frequência porque o atrito do pneu com o solo exige uma atenção maior do motorista. Além disso, o alinhamento e balanceamento são cuidados que não podem faltar em uma manutenção preventiva do carro também.
Olho nos freios
O sistema de freio não deve ficar de fora na hora da manutenção preventiva do carro também. Afinal, esse sistema é essencial para garantir a segurança dos condutores e não pode deixar de ser cuidado. Geralmente, as pastilhas de freio têm vida útil de 40 mil quilômetros e o fluído precisa ser trocado a cada 10 mil quilômetros também.
Mas, quando fazer a manutenção preventiva do carro?
Os cuidados acima são exemplos do que precisa ser feito periodicamente em qualquer automóvel. No entanto, outros itens merecem atenção também e o mecânico vai te instruir melhor sobre o seu veículo. Portanto, procure uma oficina mecânica a cada seis meses ou após 10 mil quilômetros rodados para ver o que precisa ser feito.
Pois, esse é o prazo ideal para realizar a manutenção preventiva do carro sem correr quaisquer riscos. Afinal, ninguém merece ficar parado na rua porque o veículo apresentou problemas, não é mesmo? Para evitar essa situação, a melhor forma é se antecipar e trocar componentes desgastados que podem impedir o bom funcionamento do seu automóvel e o mecânico é o profissional mais indicado para avaliar cada tipo de veículo.