Você sabe o significam as cores de placa de carro? Sabemos que elas indicam algumas diferenças importantes, mas devemos estar por dentro do significado para que você possa identificar uma placa de carro apenas por olhar.
Continue acompanhando e descubra o que significa cada uma, tanto no modelo antigo quanto no modelo novo da placa Mercosul.
O que significam as cores de placa de carro?
As placas de veículos no Brasil têm cores diferentes que identificam tipos de uso e propriedade dos veículos. Ou seja, cada uma indica uma situação específica.
Particulares
Para veículos particulares, a placa mais comum tem fundo branco com caracteres pretos, o que facilita a identificação. No modelo antigo, o fundo era cinza, mas os caracteres também eram pretos.
Comerciais
Veículos comerciais ou de aprendizagem, que incluem aqueles utilizados para transporte de passageiros, cargas ou em autoescolas, possuem caracteres vermelhos sobre fundo branco. Anteriormente, havia uma distinção maior: veículos comerciais tinham placas com fundo vermelho e caracteres brancos, enquanto os de autoescola tinham o fundo branco e caracteres vermelhos.
Oficiais
Os veículos oficiais, que pertencem a instituições como bombeiros, forças armadas, polícias, e outros órgãos federais, estaduais e municipais, são identificados por placas com caracteres azuis sobre fundo branco. No modelo antigo, no entanto, essas placas tinham fundo branco com caracteres pretos, semelhantes às placas de veículos particulares de hoje.
Test drive
Veículos especiais ou de teste, usados por fábricas, montadoras ou oficinas para testes antes do lançamento oficial, têm placas com caracteres verdes sobre fundo branco. No sistema antigo, essas placas tinham fundo verde com caracteres brancos.
Diplomáticos
Finalmente, os veículos diplomáticos ou consulares, utilizados por embaixadas e outros corpos consulares, apresentam caracteres dourados sobre fundo branco. Anteriormente, essas placas tinham fundo azul com caracteres brancos.
Colecionador
Por fim, temos o veículo de colecionador, a famosa placa preta. Ela tem fundo preto e cores em branco em ambos os modelos.
O que acontece se usar cores de placa de carro erroneamente?
Se você estiver usando uma cor de placa de carro que não reflita a sua real função, você pode ser autuado numa infração de trânsito e levar uma multa. A infração é média, que gera multa de R$130,16 e mais 4 pontos na CNH do condutor.
Sendo assim, por exemplo, se você tem um carro de autoescola que agora virou carro de passeio, você deve então realizar a troca da placa de acordo com o CTB. Isso é fundamental para evitar que você esteja cometendo uma infração de trânsito.
Com isso, sempre faça a comunicação corretamente e pague as taxas para a troca de placa afim de evitar que você sofra as sanções. Inclusive, vale mencionar que além da multa e dos pontos na CNH do motorista, o carro é removido aos pátios do Detran para que se faça a devida correção da placa errada.
Sendo assim, o custo final para regularizar a situação das cores de placa de carro pode se tornar bem caro no fim das contas.
E aí, gostou de saber mais a respeito das cores de placa de carro? Então compartilhe em seguida este artigo para que mais pessoas compreendam o que significa.