Atenção, motorista. Não caia em golpe ao comprar carro usado seguindo as nossas dicas especiais que vão te livrar de situações complicadas na hora de adquirir um veículo.
Sabemos que a compra de um carro usado demanda muita atenção em diversos fatores para que possamos ter uma transação segura e que não acabe gerando dores de cabeça ao comprador. Sendo assim, é muito importante se atentar a diversos aspectos.
Continue a leitura e confira em seguida todas as dicas e informações para comprar sem nenhum problema.
4 dicas para não cair em golpe ao comprar carro usado
Em seguida, vamos te passar 4 dicas fundamentais para não levar golpe ao comprar carro usado. Fique atento a esses pontos para ficar seguro na hora de adquirir o seu automóvel.
Cuidado com preços muito baixos
O ditado é certo: quando a oferta é muita, o santo desconfia. Sendo assim, tome muito cuidado com ofertas que possam parecer boas demais para ser verdade.
Nesse caso, verifique sempre qual o valor real do carro a ser vendido dentro da tabela fipe atualizada. Se o valor do carro usado estiver um pouco mais baixo, tudo bem, isto é normal. No entanto, caso o valor seja muito menor, isso pode indicar problemas ocultos no carro como por exemplo:
- Documentação irregular ou inexistente;
- Carro roubado;
- Carro com muitas multas vencidas;
- Veículo com defeitos graves de mecânica ou reparos excessivos a se fazer.
Sendo assim, fique atento e fuja destas ofertas excessivamente baratas, já que pode sair muito mais caro depois.
Confira o histórico do carro usado
Existem sites e serviços que você pode utilizar para checar as placas de carros e verificar os seus históricos, inclusive se o veículo tem multas ou outros tipos de problemas na sua documentação. Vale muito a pena conferir para saber até mesmo se o veículo realmente existe.
Chame um mecânico de confiança
Para evitar problemas e defeitos que você possa descobrir apenas depois da compra, leve um mecânico de sua confiança na hora de ver o carro para que ele possa avaliar de forma prática e checar itens importantes.
Isso é uma dica muito importante, já que você pode evitar descobrir algum defeito sério depois da compra, que custe muito dinheiro para consertar ou que nem valha a pena o conserto.
Vale a pena sim levar um mecânico que você conheça ou que algum amigo indique para fazer uma boa avaliação.
Não esqueça da documentação
Por último, mas não menos importante, não se esqueça de ver a documentação do carro. Este é um ponto chave para quem não quer levar golpe ao comprar carro usado, já que mostra detalhes importantes que podem evitar problemas posteriores.
Veja se o carro está no nome da pessoa que te vendeu, já que isso facilita a transferência. Evite ao máximo comprar carros sem recibo ou em nome de terceiros, já que a regularização ficaria inviável ou ao menos muito difícil.
Ainda, não se esqueça de ver se o carro não está em alienação fiduciária, ou seja, financiado e no nome de um banco ou instituição financeira.
Gostou das nossas dicas para evitar tomar golpe ao comprar carro usado? Então compartilhe o artigo com as informações para que mais pessoas possam se beneficiar delas.