Quer saber como ser instrutor de trânsito? Nesta matéria, você vai aprender tudo que precisa saber para ser um dos profissionais responsáveis pela formação de condutores no Brasil. Essa profissão exige paciência e calma de qualquer pessoa que deseja exercê-la. Portanto, se você possui essas características, veja até o final o que precisa fazer para se tornar um instrutor. Confira:
O que diz a lei sobre o instrutor de trânsito?
Em primeiro lugar, você precisa saber que existe uma lei que trata sobre qualquer instrutor de trânsito. A lei de número 12.302 foi aprovada em 2010 e regulamentou essa atividade no país. Comemorada por muitos profissionais que atuam nessa área, a legislação permitiu que essas pessoas fossem reconhecidas por suas funções de forma legal.
Essa regulamentação é muito importante porque esse profissional precisa se sentir motivado para demonstrar toda paciência necessária para ensinar uma pessoa a dirigir. Visto que, todo processo de formação de um motorista passará pelo ensinamento de aulas práticas que, por sua vez, demandam muita calma de quem está ensinando. Portanto, veja mais sobre como ser instrutor de trânsito:
Existe diferença entre instrutor de trânsito teórico e prático?
Quem já tirou a CNH sabe que existe tanto o instrutor de trânsito que é responsável pelas aulas teóricas quando o instrutor responsável pelas aulas práticas, não é mesmo? Mas, será que existe diferença entre eles? Não, ambos podem ensinar os alunos a dirigir e aplicar aulas teóricas na sala durante as reuniões antes das práticas. Portanto, veja os requisitos e entenda como ser instrutor de trânsito agora mesmo:
Requisitos para ser instrutor de trânsito
Como foi dito, essa profissão agora é regulamentada pela legislação que foi criada para isso. Portanto, alguns requisitos são necessários para as pessoas que almejam se tornar instrutores de trânsito. São eles:
- Ser maior de 21 anos;
- Ter ensino médio completo;
- Ter dois anos da habilitação em qualquer categoria, no mínimo;
- Não ter qualquer infração cometida com penalidade de cassação de CNH no currículo;
- Realizar o curso de capacitação com carga horária de 180 horas/aulas.
Mesmo conhecendo os requisitos, você ficou interessado e quer saber como ser instrutor de trânsito? Veja mais sobre o curso de capacitação logo a seguir:
Como é o curso para ser instrutor de trânsito
O curso de capacitação é essencial para quem deseja se tornar um instrutor de trânsito. Ele dividido em módulos que, somados, resultam em 180 horas de aulas. Entre elas, o condutor aprende os seguintes assuntos:
- Didática;
- Português;
- Leis de trânsito;
- Direção defensiva;
- Primeiros socorros;
- Proteção e respeito à natureza;
- Psicologia aplicada ao trânsito;
- Noções de mecânica de veículos de 2 e 4 rodas;
- Aulas práticas de direção com veículos de 2 e 4 rodas.
Todos esses temas são abordados no curso de capacitação para formação de instrutores de trânsito. No entanto, esse profissional ainda precisará realizar o credenciamento junto ao Detran depois de ser aprovado e apresentar todos os documentos necessários. Assim, você aprendeu tudo sobre como ser instrutor de trânsito. Então, se essa é sua meta e você já cumpre os requisitos, procure escolas que ofereçam o treinamento e comece agora mesmo!