Será que prova no Detran abona falta do trabalho? Essa é uma das questões que mais deixam as pessoas em dúvida. Afinal, sabe-se como é difícil conciliar a vida pessoal e a profissional com os afazeres do cotidiano, não é mesmo? Muitas coisas para resolver e, em meio a tudo isso, nosso sonho de tirar a carteira de motorista.
Então, se você está na fase de tirar sua primeira habilitação, leia esta matéria para entender um ponto importante. Afinal, será que prova no Detran abona falta do trabalho? Muita gente precisa faltar ou perder algumas horas para realizar os exames da CNH e foi pensando nisso que preparamos esta matéria. Então, leia até o final:
Será que prova no Detran abona falta do trabalho?
Existem diversos motivos que levam uma pessoa a se ausentar do ambiente de trabalho por força maior. Seja porque algum parente faleceu, seja por problemas de saúde, seja para realizar exames para tirar a carteira de motorista. Este último gera muita dúvida entre os pretendentes ao direito de dirigir. Afinal, será que a prova no Detran abona falta do trabalho?
Primeiramente, entenda que no caso do abono para a prova no Detran, esse interesse é pessoal, e não uma situação urgente como os exemplos mencionados acima. Afinal, questões como falecimento de parentes ou doenças não são discutidos e o trabalhador pode apresentar atestado para comprovar a ausência do ambiente de trabalho. Desse modo, a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) garantem a remuneração do empregado nessas condições.
No entanto, o que acontece quando eu peço para faltar para realizar a prova do Detran que é indispensável no processo de tirar a CNH? O que a legislação fala sobre o assunto? Será que o empregado terá direito a receber o valor referente ao tempo perdido para realização do exame aplicado em um local fora do ambiente de trabalho? Veja a seguir:
O que a lei diz sobre abono de falta no trabalho?
Em primeiro lugar, você precisa entender que o funcionário nunca pode se ausentar do trabalho sem autorização do empregador. Por causa disso, qualquer falta sem justificativa poderá ser descontada do salário do colaborador sem margem para discussões. Entretanto, algumas situações permitem o afastamento com falta abonada pela empresa. Seja por doença, seja por nascimento dos filhos, seja por falecimento de parentes, o trabalhador receberá o valor referente às horas ausentes. Mas, prova no Detran abona falta do trabalho?
Entenda que tudo que está relacionada às faltas está ligado aos direitos trabalhistas. No entanto, o direito de trânsito pode entrar na questão da falta para realização de provas, por exemplo. Nesse caso, a autoescola pode emitir uma nota de comparecimento para o aluno que precisou se ausentar do ambiente de trabalho. Mas, isso é o suficiente para que essa falta seja abonada? Não!
À principio, nada indica que o empregador tenha que liberar o colaborador para realizar qualquer processo relacionada à sua habilitação. Por isso, a empresa não é obrigada a arcar com as horas ausentes do seu funcionário que precisou realizar o exame. Portanto, programe-se para realizar os procedimentos necessários à sua CNH fora do expediente.