Quer saber o que é laudo de vistoria veicular e para que serve? Se você é dono de um veículo já deve ter feito ou precisa fazer uma vistoria dessa natureza. Afinal, algumas situações exigem que esse procedimento seja feito e você vai entender o motivo durante a leitura dessa matéria. Veja mais:
O que é laudo de vistoria veicular
Todo proprietário de um veículo entende que algumas obrigações estão relacionadas à posse desse bem. Afinal, documentos precisam ser feitos e isso demanda alguns processos como a exigência do laudo de vistoria veicular. Este, por sua vez, é oferecido depois que seu carro é avaliado por profissionais especializados nessa análise.
Na vistoria, o estado físico e os dados de identificação daquele veículo são avaliados pelo profissional responsável pela vistoria. E, os itens avaliados dependem do veículo e suas respectivas informações presentes no manual daquele modelo. No entanto, alguns itens são avaliados em todos os automóveis, independente de ano de fabricação e itens de série presentes nesse carro. Portanto, veja até o final:
Para que serve o laudo de vistoria veicular
Você entendeu o que é laudo de vistoria veicular, não é mesmo? Mas, você sabe para que serve esse documento? Para responder essa pergunta precisamos falar que existem 3 tipos de vistorias que são de transferência, prévia e cautelar.
A vistoria de transferência é obrigatória quando existe a compra e venda de algum veículo ou houver mudança de município do dono do automóvel. Além disso, essa vistoria é necessária quando o proprietário realizar qualquer alteração de cor e outras características originais.
A vistoria prévia é feita quando o proprietário adquire um seguro e essa situação é particular porque se trata de uma exigência da seguradora. Por fim, a vistoria veicular é mais detalhada e serve para avaliar se existem sinais de batida, enchente até se as peças são originais.
O que é avaliado em uma vistoria veicular?
Toda a documentação é avaliar em uma vistoria veicular. Portanto, o proprietário deve estar com a CNH dentro do prazo de validade e o carro com licenciamento atualizado. Além disso, os fiscais avaliam as estruturas do carro como faróis, sistema de iluminação interno, fechamento de vidros e portas e cintos de segurança.
Outros sistemas como os freios, suspensões e pneus e rodas também entram nas avaliações dos fiscais que realizam a vistoria veicular. Portanto, você precisa procurar empresas especializadas nesse serviço para conseguir uma avaliação completa e profissional do seu automóvel.
O que não passa em uma vistoria veicular?
Para entender o que é laudo de vistoria veicular e para que serve, você precisa entender quais itens não são aprovados na avaliação. Afinal, somente assim você conseguirá essa autorização que é necessária em diversas ocasiões como vimos anteriormente na matéria. Então, saiba que chassis com número de identificação ilegível, documentos irregulares, pneus desgastados e sistemas de suspensão, entre outros equipamentos que garantem a estabilidade e segurança do veículo no trânsito. Portanto, agora que você já entendeu a importância do laudo de vistoria veicular, mantenha seu veículo em ordem para ser aprovado em uma avaliação dessa natureza.