Os pneus são componentes fundamentais para a segurança viária, sendo responsáveis por proporcionar aderência, tração e estabilidade aos veículos. No Brasil, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu uma resolução específica que regulamenta o uso de pneus novos e reformados nos veículos em circulação.
Restrições ao Uso de Pneus Reformados
A Resolução 913/22 do Contran impõe restrições ao uso de pneus reformados, seja por meio de recapagem, recauchutagem ou remoldagem, em determinados tipos de veículos. Essas restrições visam garantir a segurança dos condutores e demais usuários das vias.
Veículos Proibidos de Utilizar Pneus Reformados
De acordo com a legislação vigente, é vetado o uso de pneus reformados nos seguintes casos:
- Ciclomotores, motonetas, motocicletas e triciclos
- No eixo dianteiro de ônibus e micro-ônibus
Essa proibição é justificada pela preocupação com a qualidade e desempenho dos pneus reformados, que podem não atingir os mesmos padrões de segurança dos pneus novos.
Requisitos para Pneus Reformados
Embora haja restrições, a lei permite o uso de pneus reformados em determinadas situações, desde que sejam cumpridos os seguintes requisitos:
Indicadores de Desgaste
Todos os pneus reformados devem possuir indicadores de desgaste visíveis no fundo do desenho da banda de rodagem. Esses indicadores permitem avaliar o nível de desgaste e a necessidade de substituição do pneu.
Capacidade de Carga
É obrigatório que os pneus reformados possuam indicação clara da capacidade de carga, conforme as normas técnicas estabelecidas pela Associação Latino Americana de Pneus e Aros (ALAPA).
Identificação como Pneu Reformado
Para distinguir os pneus reformados dos novos, a lei exige que a palavra “reformado” e a marca do reformador sejam gravadas na área mais ampla dos flancos, com dimensões variando entre 10 mm e 20 mm.
Conformidade com Normas Técnicas
Quando solicitado pelas autoridades fiscalizadoras, os proprietários de veículos devem comprovar que os pneus reformados atendem às exigências estabelecidas pelas normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Contran.
Importância da Manutenção Adequada dos Pneus
Independentemente de serem novos ou reformados, todos os pneus exigem manutenção adequada para garantir a segurança no trânsito. É responsabilidade do proprietário ou condutor verificar constantemente o estado dos pneus e mantê-los com a calibragem correta.
Pneus desgastados, mal calibrados ou com danos estruturais podem comprometer seriamente o desempenho do veículo, aumentando o risco de acidentes e colocando em risco a vida de todos os usuários das vias públicas.
Quais são os riscos de usar pneus reformados?
Os pneus reformados apresentam alguns riscos que você deve considerar:
Desempenho Reduzido: O excesso de reformas pode levar a um desempenho inferior, diminuição da durabilidade e maior risco de falha do pneu.
Menos Durabilidade: Pneus reformados, especialmente quando submetidos a altas velocidades ou cargas pesadas, desgastam-se e deterioram-se mais rapidamente do que os pneus não reformados.
Potencial para Separação da Banda de Rodagem: A nova banda de rodagem aplicada em pneus reformados pode se separar do casco antigo, causando problemas de segurança.
Para obter o melhor valor e segurança, considere investir em pneus novos e mantenha-os adequadamente para prolongar sua vida útil.
Penalidades por Descumprimento da Legislação
O descumprimento das normas relativas ao uso de pneus reformados é considerado uma infração grave, sujeita a multa e medidas administrativas. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir um veículo com equipamento obrigatório em desacordo com as determinações do Contran está sujeito a uma multa de R$ 195,23 e à retenção do veículo para regularização.
A legislação brasileira busca equilibrar a segurança no trânsito com a possibilidade de utilização de pneus reformados, desde que sejam atendidos os requisitos estabelecidos. É fundamental que proprietários e condutores de veículos estejam cientes dessas normas e mantenham seus pneus, sejam novos ou reformados, em condições adequadas de uso, contribuindo para a redução de acidentes e preservação de vidas nas vias públicas.