Você está sabendo que carros elétricos e híbridos podem ficar mais caros? A novidade é de que haverá um aumento gradual na taxa de importação para esses veículos a partir de julho. Com isso, veículos elétricos podem chegar a 18% de taxa para importadores e híbridos seguem em alta também. Sendo assim, veja mais:
Por que carros elétricos e híbridos podem ficar mais caros?
O imposto de importação voltou ao Brasil a partir de janeiro para carros elétricos e híbridos. Por causa disso, os carros elétricos e híbridos podem ficar mais caros a partir de julho com aumento nas taxas de importação desses modelos. Visto que, o governo federal anunciou que esse imposto teria aumento gradativo e a segunda etapa começa no segundo semestre de 2024. Portanto, veja o calendário anunciado pelo governo para explicar o aumento das taxas:
Aumento das taxas para híbridos
O aumento das taxas para veículos híbridos será considerável em dois anos e isso deve encarecer bastante esses modelos. O imposto de importação que voltou a ser cobrado em janeiro de 2024 foi de 15% e passará a ser de 25% a partir de julho deste ano. Em julho de 2025, essa taxa passará a ser de 30% e aumentará para 35% em 2026.
Quanto aos modelos plug-in, janeiro teve a taxa de 12% para importação e o valor passará a ser de 20% a partir de julho deste ano. Em 2025, essa taxa será de 28% e encerrará em 2026 com taxa de 35%.
Aumento das taxas para elétricos
A taxa de importação para veículos elétricos voltou em janeiro de 2024 cobrando 10% dos importadores. Em julho de 2024, a taxa passará a ser de 18% e o valor aumentará para 25% em julho de 2025. Por fim, o imposto aumentará ainda mais em julho de 2026 passando para 35%. Desse modo, carros elétricos e híbridos podem ficar mais caros durante os próximos meses e ainda mais durante os anos seguintes.
Veja os motivos para entender por que carros elétricos e híbridos podem ficar mais caros
O argumento do governo para justificar porque carros elétricos e híbridos podem ficar mais caros é o de que isso vai desenvolver a cadeia automotiva nacional e contribuir para uma neoindustrialização em nosso país. Afinal, nenhuma montadora fabrica veículos elétricos e híbridos em solo nacional até o momento.
O fim da isenção de impostos para importação acontece por causa de pedidos de diversas montadoras ligadas à Anfavea também. A Associação de fabricantes automotivos afirma que a isenção de impostos para veículos produzidos em outros países reduz o incentivo das montadoras locais em produzir veículos no Brasil. Desse modo, vimos aquilo que chamam de “invasão chinesa” que trouxe preços mais acessíveis abocanhando a maior parte das vendas de elétricos no Brasil.
Além disso, precisamos lembrar que a BYD (montadora que mais vende no Brasil) não aumentou o valor dos seus veículos mesmo com o retorno do imposto de importação. Por causa disso, precisamos esperar como vão reagir as fabricantes para saber se carros elétricos e híbridos podem ficar mais caros na prática para os brasileiros.