Você sabe o que é preciso para expedir o CRV? Nesta matéria, vamos falar tudo sobre a importância e o que é preciso para expedir esse documento veicular. Mas, entenda que tudo está digitalizado atualmente e você vai expedir seu Certificado de Registro do Veiculo diretamente no seu celular.
O CRV foi um dos últimos documentos a ganharem suas versões digitais e isso aconteceu por meio da Resolução número 809 do Contran. Nessa versão digitalizada, os documentos foram unificados e o DUT (Documento Único de Transferência) entrou no lugar da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV-e).
Essa digitalização é essencial porque o CRV é um documento que não costuma ser usado e sua versão física acabava se perdendo ou sendo deteriorada pelo tempo. Portanto, veja o que preciso para expedir o CRV para adquirir esse documento tão importante na compra e venda de veículos:
Veja o que preciso para expedir o CRV
Em primeiro lugar, você precisa entender que preciso expedir o CRV de acordo com as regras de cada estado. Por causa disso, usamos três estados do sudeste que são responsáveis pela maior parte da frota veicular brasileira. Por exemplo, o motorista precisa fazer um agendamento prévio e quitar todos os débitos do veiculo para expedir o documento em São Paulo.
Além disso, a vistoria veicular é indispensável e precisa ser feita em uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV) junto ao Detran. Ela vai emitir o laudo que permitirá que seu veículo possa ser liberado para transitar pelas ruas do estado em questão. A taxa necessária para carros sem licenciamento é de R$ 322, 90 e veículos licenciados pagam taxa de R$ 223, 99 para expedir CRV.
Como expedir CRV em Minas Gerais
Logo acima, você aprendeu o que precisa para expedir CRV em São Paulo, não é mesmo? Em Minas Gerais, saiba que não existe mais a versão física do CRV. Portanto, o condutor precisa levar o carro na vistoria depois de imprimir o DAE (Documento de Arrecadação Estadual) no site do Detran.
Depois de pagar o DAE e ser aprovado na vistoria, o CRV estará disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
Como expedir CRV no Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, você precisará comparecer pessoalmente ao Detran com os débitos do veículo em dia. Desse modo, o órgão realizará a vistoria veicular. No entanto, você precisa fazer um agendamento prévio para comparecer ao órgão de trânsito a fim de requerer esse serviço. Esse agendamento pode ser feito pelo site do Detran do Rio de Janeiro, onde constará o passo a passo para realização da vistoria.
Quanto tempo demora para expedir o CRV?
Geralmente, para expedir o CRV leva até 5 dias úteis e esse prazo pode variar de acordo com o estado em que foi solicitado. Portanto, verifique no site do Detran do seu estado o que preciso para expedir CRV de acordo com as regras locais. No estados mencionados acima, o condutor vai precisar de cópia autenticada do comprovante de endereço, cópia do RG ou CNH, laudo veicular, Boletim de Ocorrência em casos de roubo ou furto e Declaração de extravio em caso de perda.