Projeto de Lei visando o controle de velocidade que é fundamental para garantir a segurança nas vias, mas os métodos empregados para alcançar esse objetivo têm sido alvo de debates acalorados. Enquanto alguns defendem o uso de radares como ferramenta eficaz de fiscalização, outros advogam pela substituição desses dispositivos por lombadas físicas, especialmente em áreas com limites de velocidade inferiores a 60 km/h. Esta discussão ganhou novos contornos com a apresentação de um Projeto de Lei (PL) que visa alterar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), trazendo à tona questões importantes sobre a eficácia e a aplicabilidade dessas medidas.
O Projeto de Lei em Questão
Proposto pelo deputado Capitão Augusto (PL/SP), o PL 2162/2024 busca determinar a substituição dos radares de controle de velocidade por lombadas físicas em áreas com limites de velocidade abaixo de 60 km/h, onde houver risco de acidentes devido à alta velocidade dos veículos. Segundo o autor do projeto, os dados de autuações em zonas com radares instalados nessas faixas de velocidade comprovam a ineficácia desses dispositivos em forçar a redução da velocidade, resultando em multas frequentes aos condutores que ultrapassam os limites permitidos.
Projeto de Lei: A Ineficácia Alegada dos Radares
De acordo com o deputado Capitão Augusto, a principal finalidade dos radares é a segurança, e os dados atuais sugerem que esses dispositivos não estão cumprindo esse objetivo de maneira satisfatória. Ele argumenta que muitos condutores continuam sendo multados por exceder os limites de velocidade, indicando que os radares não estão sendo eficazes em forçar a redução da velocidade nesses locais.
Projeto de Lei: A Solução Proposta: Lombadas Físicas
O Projeto de Lei propõe que, em vez de radares, sejam instaladas lombadas físicas nas áreas com limites de velocidade inferiores a 60 km/h, onde há risco de acidentes devido à alta velocidade dos veículos. Segundo o autor do projeto, essa medida obrigaria efetivamente os condutores a diminuírem a velocidade, aumentando a segurança viária e reduzindo o risco de acidentes.
Estudos Técnicos e Implementação
Caso o Projeto de Lei seja aprovado, o poder público deverá realizar estudos técnicos para identificar os locais que se enquadram nos critérios estabelecidos e proceder à substituição dos radares por lombadas físicas. Essa etapa é importante para garantir que as mudanças sejam implementadas de forma estratégica e embasada em análises técnicas robustas.
Projeto de Lei: Regulamentação Existente para Instalação de Radares
Atualmente, a Resolução 798/20 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece requisitos técnicos mínimos para a fiscalização da velocidade de veículos automotores, elétricos, reboques e semirreboques. Essa norma determina que os radares fixos só podem ser instalados em locais onde houver placas de sinalização indicando o limite máximo de velocidade da via. Além disso, proíbe a instalação de radares em locais onde haja obstrução da visibilidade por placas, árvores, postes, passarelas, pontes, entre outros obstáculos.
Divulgação dos Locais Fiscalizados
A resolução também exige que as autoridades de trânsito divulguem a relação dos trechos e locais fiscalizados por radares em seus respectivos sites, promovendo transparência e conscientização para os condutores.
Projeto de Lei: Debate sobre a Eficácia das Medidas
Enquanto alguns especialistas em segurança viária apoiam a ideia de substituir radares por lombadas físicas em áreas com limites de velocidade mais baixos, outros questionam a eficácia dessa medida. Eles argumentam que, embora as lombadas possam forçar a redução de velocidade em pontos específicos, elas não garantem necessariamente a manutenção de uma velocidade constante ao longo de todo o trecho.
Alternativas Complementares
Alguns especialistas sugerem a adoção de medidas complementares, como a instalação de radares de controle de velocidade média por trecho, que monitoram a velocidade dos veículos ao longo de uma distância mais longa. Essa abordagem, segundo eles, poderia ser mais eficaz em garantir a segurança viária, ao desencorajar a prática de aceleração e frenagem bruscas entre lombadas.
Impacto Econômico e Logístico
A substituição de radares por lombadas físicas também levanta preocupações sobre os custos envolvidos e a logística necessária para implementar essas mudanças em larga escala. Enquanto os radares podem ser reposicionados ou realocados conforme necessário, a construção de lombadas físicas requer obras de infraestrutura mais complexas e dispendiosas.
Conscientização e Educação no Trânsito
Além das medidas físicas de controle de velocidade, muitos especialistas enfatizam a importância da conscientização e educação no trânsito. Campanhas educativas e programas de formação para condutores podem desempenhar um papel importante na promoção de comportamentos seguros e no respeito aos limites de velocidade, independentemente das medidas de fiscalização adotadas.
O debate sobre a substituição de radares por lombadas físicas coloca em evidência a necessidade de uma abordagem ampla e multifacetada para a segurança viária. Enquanto algumas medidas podem ser mais eficazes em determinados contextos, é essencial considerar os fatores técnicos, econômicos, logísticos e comportamentais envolvidos. Somente por meio de uma combinação equilibrada de medidas de fiscalização, infraestrutura adequada e conscientização dos condutores, poderemos alcançar um sistema de trânsito mais seguro e eficiente para todos.