Será que rebaixar carro é permitido? Saiba agora o que diz o CTB sobre essa prática tão recorrente e buscada de forma irregular por muitos motoristas até hoje. Afinal, muita gente ainda recorre à prática de rebaixamento veicular sem tomar as devidas providências para ficar em acordo com as leis de trânsito. Portanto, veja até o final e entenda tudo sobre o assunto:
Saiba agora se rebaixar carro é permitido
O rebaixamento de veículos chegou a ser proibido no Brasil e isso fez com que muita gente recorresse à ilegalidade para deixar o carro com perfil baixo. Por causa disso, algumas mudanças foram feitas e agora rebaixar carro é permitido. No entanto, alguns procedimentos legais precisam ser respeitados para evitar problemas com os agentes de fiscalização no trânsito.
Nas leis de trânsito, um carro rebaixado é um veículo que obteve alterações em relação às informações apresentadas no documento original. Por causa disso, esse veículo precisa passar por vistorias que comprovam a segurança das pessoas que utilizam esse automóvel. Portanto, saiba que rebaixar carro é permitido desde que se siga as regras necessárias para garantir a segurança das pessoas.
Passo a passo para rebaixar carro sem ter problemas
Quem deseja rebaixar carro precisa seguir as regras que estabelecem essa prática de acordo com as leis do Código de Trânsito Brasileiro. Sendo assim, veja o passo a passo para instalar se correr riscos:
Solicite a autorização prévia do Detran
Em primeiro lugar, você precisa da autorização do Detran (Departamento de Trânsito) do seu estado para rebaixar carro. Visto que, o órgão é o responsável por emitir autorização prévia para alterar as características originais do veículo. Para isso, basta acessar o site e procurar a função de alteração veicular.
Procure uma oficina especializada
Com a autorização em mãos, procure uma oficina especializada em rebaixamento automotivo para realizar um serviço profissional. Afinal, você vai alterar o sistema de suspensão e isso pode prejudicar a segurança do seu veículo. Portanto, procure profissionais que tenham referência nesse tipo de trabalho em outros automóveis.
Regularize no INMETRO
Como foi dito, rebaixar carro é permitido desde que se siga as regras estabelecidas para alteração veicular. Visto que, essa prática pode reduzir a segurança das pessoas que usam esse veículo. Nesse sentido, o INMETRO é a instituição responsável por garantir que um sistema é seguro para permanecer em funcionamento.
Portanto, leve seu veículo o órgão de vistoria credenciado ao INMETRO para realizar a inspeção de segurança veicular. Depois disso, você receberá o CSV (Certificado de Segurança Veicular) que deverá ser levado ao Detran pessoalmente para solicitar o novo CRLV com a alteração nas características desse automóvel.
Qual a multa por carro rebaixado sem regularização?
Infelizmente, muita gente ainda insiste em permanecer na ilegalidade mesmo que sabendo que rebaixar carro é permitido apesar da burocracia envolvida para regularização. Por causa disso, quem é abordado com veículo rebaixado sem a devida autorização comete infração grave de acordo com o artigo 230 do CTB com multa no valor de R$ 195,23 e aplicação de 5 pontos na CNH. Além disso, o carro ficará retido até que a situação seja regularizada.