Quer saber como retirar GNV do documento do carro? Nesta matéria, vamos falar tudo sobre o procedimento necessário para regularizar o CRLV depois de remover o kit-gás do seu veículo. Sendo assim, leia até o final para aprender o que precisa ser feito para regularizar sua situação:
Como retirar GNV do documento do carro?
Muita gente recorre à instalação de GNV (Gás Natural Veicular) para economizar na hora de abastecer seus automóveis. Em tempos inflação alta, isso ajuda muito no controle das finanças porque esse sistema gera muita economia para o seu bolso. No entanto, algumas pessoas acabam se cansando do procedimento necessário para manter esse sistema no veículo.
Afinal, quem possui GNV no carro precisa regularizar a situação periodicamente junto ao INMETRO para continuar usando o kit-gás de forma segura. Além disso, os cilindros de abastecimento ocupam muito espaço no porta-malas e isso acaba prejudicando a vida cotidiana daqueles que usam esse sistema. Desse modo, alguns optam por remover o kit-gás e esse procedimento precisa ser regularizado no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo).
Para isso, você precisa da autorização do Detran que é o órgão de trânsito responsável por “alterações em características do veículo”. Então, acesse o portal e faça o download desse documento no portal. Esse processo é gratuito e pode ser feito pelo celular. Feito isso, veja o passo a passo para retirar GNV do documento do carro:
Veja o passo a passo para retirar GNV do documento do carro
Logo abaixo, vamos apresentar o passo a passo para retirar GNV do documento do carro de forma rápida. Portanto, veja todo o processo necessário para regularizar a situação do seu veículo agora mesmo:
- Em primeiro lugar, você vai precisar do documento de alteração de características do veículo presente no site do Detran;
- Em seguida, você vai preencher esse formulário e enviar para o e-mail autorizacoesprevias@detran.sp.gov com os documentos do veículo e do proprietário.
Geralmente, Detran demora cerca de 5 dias para responder autorizando a retirada do GNV do documento do carro. No entanto, o carro não pode ter qualquer débito ou pendência judiciária que impeça a realização desse procedimento.
O que fazer depois de retirar GNV do documento do carro?
Até agora, você aprender como retirar GNV do documento do carro e esse procedimento deve ser feito antes de desinstalar o kit-gás do seu veículo. Portanto, você poderá fazer a remoção desse sistema depois que o CRLV estiver atualizado com a informação sobre o combustível usado no seu automóvel.
Para isso, procure oficinas especializadas e credenciadas no INMETRO para remover o kit-gás com segurança para seu veículo. Exija a nota fiscal para apresentar no próximo processo de inspeção.
Afinal, você precisa levar seu veículo para vistoria credenciada do INMETRO para avaliar se a retirada foi feita corretamente. O custo desse processo é de 450 reais aproximadamente e o serviço é realizado depois de uma fila de espera na instituição técnica licenciada. Portanto, retirar GNV do documento do carro é apenas o início do processo para remover o kit-gás do seu automóvel.