Você sabe o que acontece se não fizer comunicação de venda do veículo? Nesta matéria, vamos falar tudo sobre essa responsabilidade do proprietário do automóvel que resolver vender esse carro, moto ou qualquer veículo. Portanto, leia até o final para entender a importância do comunicado de venda para regularizar sua situação:
O que é comunicação de venda?
A comunicação de venda é um documento necessário para realizar a transferência do veículo de um vendedor para um comprador. Por causa disso, toda pessoa que deseja comercializar um carro ou moto precisa lidar com esse procedimento. Visto que, esse processo é essencial para informar aos órgãos de trânsito que determinado automóvel trocou de dono.
Afinal, os órgãos de fiscalização associam a placa ao proprietário daquele automóvel de acordo com o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). Por causa disso, toda venda precisa ser comunicada, pois se não fizer comunicação de venda, pode causar problemas com esses órgãos responsáveis pela fiscalização e organização no trânsito.
Esse comunicado precisa ser feito até 30 dias depois que a venda foi realizada. Portanto, o vendedor precisa agilizar o procedimento necessário para ficar em situação regular com os órgãos de trânsito em uma venda de automóvel. Se não, vamos falar mais sobre o que acontece se não fizer a comunicação de venda logo abaixo. Veja até o final:
Como fazer a comunicação de venda?
A comunicação de venda é indispensável para as pessoas que desejam vender seus veículos. Mas, você sabe como fazer esse documento? Veja um passo a passo didático e fácil de aprender a realizar esse procedimento e evitar problemas futuros se não fizer comunicação de venda para os órgãos de trânsito. Para ensinar o tutorial usamos o Detran do estado de São Paulo como exemplo. Confira:
- Em primeiro lugar, você precisa ir ao cartório para apresentar todos os documentos necessários (veja a lista a seguir);
- Em seguida, o órgão público vai enviar esses documentos à Secretaria da Fazenda e ao Detran/SP informando a venda e uma cópia do CRV preenchido e assinado.
Os documentos necessários para fazer comunicação de venda é a cópia autenticada do CRV assinado e com firma reconhecida do vendedor e do comprador e a cópia do RG ou CNH do vendedor.
Os custos para fazer o comunicado de venda no estado do Tocantins é e R$ 14,27. No estado de São Paulo, esse serviço é realizado de forma gratuita e pode ser feito pela internet com a digitalização dos documentos pelo portal do Detran SP.
Mas, o que acontece se não fizer a comunicação de venda do veículo?
Como vimos, o processo de comunicação de venda do veículo é essencial para informar aos órgãos de trânsito sobre a troca de proprietário desse automóvel. Portanto, se não fizer comunicação de venda, quem não realiza esse procedimento pode ficar “preso” às ações cometidas pelo atual dono do carro vendido. Ou seja, multas aplicadas pela placa continuarão chegando ao antigo dono porque os agentes de fiscalização atrelam as informações do sistema que não foi atualizado depois da venda. Desse modo, não vale a pena deixar de comunicar a venda, porque se não fizer comunicação de venda, isso traz prejuízos somente para o antigo dono.