Se o assunto é vistoria GNV, muitos ficam em dúvida sobre o procedimento e é sobre isso que vamos falar nesta matéria. Portanto, veja até o final para entender tudo que será avaliado em uma inspeção veicular dessa natureza. Afinal, esse processo é indispensável quando se instala o kit-gás para regularizar a situação junto aos órgãos de trânsito responsáveis. Sendo assim, confira:
Entenda tudo sobre a vistoria GNV
Não à toa, muita gente tem questionado como funciona o procedimento de vistoria GNV. Afinal, o que é vistoriado e o que pode reprovar o veículo que passa por tal processo? De forma resumida, vamos falar mais sobre o que é avaliado nessa inspeção veicular indispensável para a regularização do seu automóvel modificado.
Visto que, diversos itens são avaliados pelos profissionais especializados assim como acontecem em outras vistorias veiculares. Portanto, veja quais são os equipamentos mais avaliados nesse procedimento:
Sistema de iluminação
O sistema de iluminação é uma das partes mais importantes do veículo e não podem deixar de ser avaliadas em uma vistoria GNV. Mesmo que esse sistema não tenha relação com o sistema de abastecimento, os profissionais que realizam a inspeção não deixam de averiguar o funcionamento de faróis, setas, lanternas.
Portanto, veja se tudo está funcionando em perfeito estado de funcionamento porque isso pode reprovar seu veículo durante essa inspeção.
Sistema de suspensão e pneus
O sistema de suspensão e os pneus também são avaliados em uma vistoria GNV apesar de não ter qualquer relação com a questão do abastecimento do veículo. Visto que, a vistoria veicular realizada pelos profissionais especializados analisa todos os equipamentos que podem trazer segurança para as pessoas que utilizam esse automóvel.
Nesse sentido, o sistema de suspensão é essencial para garantir um transporte seguro e sem surpresas para as pessoas que usam esse veículo. Por causa disso, sistemas com amortecedores desgastados e pneus carecas também podem gerar reprovação na análise realizada pelo fiscalizadores.
Sistema GNV
Obviamente, a vistoria GNV avalia todo o sistema de abastecimento por meio de gás natural veicular. Desse modo, os profissionais avaliam o cilindro, as válvulas do cilindro, as cintas, os suportes do cilindro, bem como válvula de abastecimento, manômetro e redutor de pressão.
Esses itens são essenciais para o bom funcionamento do sistema de abastecimento por GNV bem como para garantir a segurança das pessoas. Visto que, qualquer vazamento pode gerar acidentes gravíssimos e quedas de pressão podem fazer com que o motor não tenha o rendimento esperado. Cuidado com GNV irregular.
Por que fazer a vistoria GNV?
A vistoria GNV é necessária para garantir que o sistema ofereça segurança para as pessoas que usam esse veículo. No entanto, o sistema GNV é considerado seguro pelo Inmetro desde que seja realizado por instituições credenciadas junto ao órgão fiscalizador.
Por causa disso, recomendamos que a instalação seja feita por profissionais que tenham credenciamento neste órgão responsável pela fiscalização para garantir que o serviço oferecido está em alinhamento com todas as normas de segurança. Caso contrário, a vistoria GNV vai acusar os problemas que terão que ser resolvidos para permitir que seu veículo possa rodar dessa maneira.