Você teve o carro reprovado na vistoria e não sabe o que fazer a partir de agora? Veja esta matéria e entenda tudo sobre o assunto. Afinal, a vistoria é apenas uma das partes do processo de regularização do automóvel depois de uma compra e venda ou por modificações no documento desse veículo.
Por isso, veja até o final desta matéria e saiba o que fazer com seu carro reprovado na vistoria. Além disso, veja a importância desse procedimento de acordo com as regras de trânsito e o que pode acarretar a não realização desse processo. Sendo assim, leia com atenção para se tornar um especialista nesse assunto!
O que fazer com o carro reprovado na vistoria?
Em primeiro lugar, entenda que a vistoria veicular é realizada pelo órgão estadual responsável pelo trânsito na sua região. No entanto, esse procedimento segue o mesmo método por todo o país e todo Detran (Departamento de Trânsito) segue as mesmas normas. Portanto, você vai entender como funciona esse procedimento em todo o território nacional ao ler este artigo.
Além do Detran, outro órgão responsável pela inspeção veicular é o ECV (Empresas Credenciadas de Vistoria. Portanto, você deve realizar esse procedimento nesse local para que tenha validade em todo o processo, seja transferência veicular, seja alteração em característica original do veículo.
Visto que, você precisará do laudo emitido pelos órgãos relacionados para solicitar o novo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veiculo). Todavia, isso você já deve saber se estiver procurando saber o que fazer com o carro reprovado na vistoria, não é mesmo? Sendo assim, veja o que precisa ser feito a partir de agora para usufruir do seu veículo nas vias públicas:
Para que serve a vistoria veicular?
A vistoria veicular tem o objetivo de liberar a circulação dos veículos depois de uma inspeção minuciosa realizada pelos ECVs presentes pelo Brasil. Para isso, essas empresas avaliam todos os sistemas mais importantes do seu automóvel como iluminação, suspensão, pneus e toda numeração e alteração que possa ter sido feita no veículo.
Na maioria das vezes, esse serviço é requisitado quando alguém vende um veículo fazendo com que ele tenha que ser transferido de propriedade. Na vistoria, você vai obter um laudo depois que seu veículo for aprovado em todo o procedimento de avaliação realizado nas empresas credenciadas.
Mas, se você já fez isso e está com seu carro reprovado na vistoria, veja o que fazer agora mesmo:
O que fazer quando seu carro é reprovado na vistoria?
Se você teve o carro reprovado na vistoria, o Detran não vai realizar a transferência ou quaisquer serviços que demandam essa inspeção veicular. Por isso, você precisa corrigir os problemas que foram relatados pela ECV para obter o laudo. Todavia, você deverá submeter seu carro à nova vistoria e isso gerará o mesmo custo da primeira tentativa. Portanto, verifique todos os itens do sistema de iluminação, condição dos pneus e dos sistemas de suspensão antes de submeter seu automóvel à inspeção realizada nessas empresas para evitar as reprovações.