Afinal, o que pode ser o volante puxando pro lado no carro? Este é um problema muito comum que muitos motoristas já experimentaram, mas muitas vezes não resolvem. Pois saiba que este movimento irregular do volante pode esconder problemas bem mais sérios do que aparenta.
Confira em seguida todos os detalhes relacionados a este problema e entenda suas principais causas.
O que pode causar o volante puxando pro lado?
Volante puxando pro lado pode ter várias causas, como falta de alinhamento e balanceamento, calibragem insuficiente, pneus carecas, dentre outros. São vários tipos de defeitos que podem ocasionar essa situação, devendo você verificar para evitar que piore.
Sabemos que é muito difícil que você identifique sozinho as causas deste problema. Por isso mesmo, separamos em seguida algumas das principais coisas que ocasionam este problema. Veja agora.
Necessidade de alinhamento e balanceamento
Uma das principais causas do volante puxando pro lado é a falta ou a necessidade de alinhamento e balanceamento.
O alinhamento e o balanceamento são processos importantes para a manutenção de um veículo. O alinhamento ajusta os ângulos das rodas para garantir que elas fiquem perpendiculares ao solo e paralelas entre si, proporcionando uma direção estável e reduzindo o desgaste irregular dos pneus.
Já o balanceamento corrige a distribuição de peso dos pneus e rodas, eliminando vibrações no volante e garantindo um desgaste uniforme dos pneus.
Como vimos, a falta desta manutenção pode ocasionar tanto o volante puxando pro lado quanto a trepidação dele. As duas coisas causas transtornos ao motorista e danificam os pneus.
Falta de calibragem adequada
A calibragem dos pneus faz com que o carro rode de forma uniforme na pista, sem desnivelamento entre os pneus. Quando não se faz a calibragem adequada, alguns pneus podem estar mais baixos que outros, alterando o desgaste natural.
Com isso, é natural que o carro possa ficar com o volante puxando pro lado ou até alguma trepidação enquanto se conduz.
Sendo assim, lembre-se de fazer a calibragem semanalmente para evitar que o seu pneu se desgaste de forma mais rápida e evitando também o gasto desnecessário de combustível.
Problemas nos freios
O problema nos freios pode gerar a trepidação do voltando, você sabia disso? Se o seu volante trepida e balança quando você freia, então os discos podem estar empenados. Com isso, é bom você ficar atento caso este sintoma apareça durante a frenagem.
Este problema pode se agravar com o tempo caso não haja manutenção adequada e pode ser causa de acidentes. Busque um mecânico de confiança para investigar.
Pneu careca
O pneu careca também pode causar o volante puxando pro lado ou a trepidação do mesmo. Além de ser extremamente perigoso rodar com o carro nessas condições, o pneu ocasiona falta de aderência no asfalto, desnivelamento e até mesmo desgaste excessivo da suspensão.
Como vimos, é muito importante que você também verifique a vida útil dos pneus de forma recorrente e faça a troca quando preciso.
Gostou de saber sobre as possíveis causas do volante puxando pro lado? Então aproveite para compartilhar o artigo com todos que você conhece para que mais pessoas descubram também.