Usar bebê conforto no carro da maneira certa pode parecer simples, mas requer muita atenção para que você não acabe cometendo erros e colocando em risco a vida do seu filho ou filha. Além disso, o uso inadequado pode sim acarretar multas e outros problemas.
Sendo assim, preparamos um conteúdo específico para tirar todas as suas dúvidas relacionadas com este assunto. Continue a leitura e fique por dentro das dicas de uso do bebê conforto no carro.
Qual a importância do bebe conforto?
Usar bebê conforto no carro é muito importante para a segurança das crianças durante as viagens. Ele serve para proteger os pequenos em caso de acidentes, oferecendo suporte adequado ao corpo frágil dos bebês.
A estrutura do bebê conforto absorve impactos e mantém a criança segura, reduzindo então o risco de ferimentos graves. Além disso, ele mantém a criança em uma posição confortável, o que evita problemas de postura e dando mais tranquilidade a todos.
Outra vantagem é que o cadeirinha no carro facilita a vida dos pais ao permitir a movimentação da criança de maneira prática e segura. Com ele, você pode transportar o bebê do carro para outros lugares sem a necessidade de acordá-lo ou tirá-lo do conforto do assento. Isso é muito útil em situações como visitas rápidas a lojas ou ao médico.
O uso do bebê conforto também é uma exigência legal em muitos países, incluindo o Brasil, onde é obrigatório até que a criança atinja um certo peso e idade.
Sendo assim, podemos ter como principais vantagens do uso do bebê conforto no carro:
- Praticidade de movimentação da criança;
- Segurança nos trajetos de carro;
- Conforto para a criança;
- Concordância com as legislações de trânsito brasileiras.
Como usar bebê conforto no carro?
Primeiro, sempre instale o bebê conforto no banco traseiro do veículo, que é o local mais seguro em caso de acidentes. Posicione o assento de costas para o movimento do carro, conforme recomendado para bebês com menos de um ano de idade ou até que atinjam o peso limite especificado pelo fabricante.
Certifique-se de que o bebê conforto esteja bem preso ao banco do carro. Ainda, use o cinto de segurança do veículo para que a cadeirinha fique segura. Siga as instruções do manual do bebê conforto para ajustar corretamente as alças e o cinto de segurança, de modo que o assento não se mova mais do que um centímetro para frente ou para os lados.
Coloque o bebê de forma que as alças do cinto fiquem ajustadas sobre os ombros, passando pelo centro do peito e entre as pernas. O cinto deve estar justo, mas não apertado demais. Enfim, cheque se o bebê está confortável, mas também seguro, sem folgas que permitam movimentos excessivos.
Vale lembrar que isso é uma exigência no nosso CTB, segundo o artigo 64:
Art. 64
As crianças com idade inferior a 10 (dez) anos que não tenham atingido 1,45 m (um metro e quarenta e cinco centímetros) de altura devem ser transportadas nos bancos traseiros, em dispositivo de retenção adequado para cada idade, peso e altura, salvo exceções relacionadas a tipos específicos de veículos regulamentadas pelo Contran.
Parágrafo único. O Contran disciplinará o uso excepcional de dispositivos de retenção no banco dianteiro do veículo e as especificações técnicas dos dispositivos de retenção a que se refere o Caput deste artigo.
Agora você já sabe tudo sobre o uso do bebê conforto no carro. Verifique então se você está utilizando corretamente e evite multas.