Você conhece as regras de uso da seta no trânsito? Se não, veja esta matéria até o final e entenda tudo sobre essa sinalização luminosa que indica qualquer tipo de movimento lateral do condutor em um veículo. Já que, não é raro notar que alguns motoristas não utilizam esse equipamento para alertar outros condutores e foi pensando nisso que preparamos esta matéria. Portanto, veja até o final para entender mais sobre o assunto:
Confira as regras de uso da seta no trânsito
Segundo o anexo I do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), a seta é a luz que indicadora de direção do veículo. Portanto, o condutor deve acionar esse dispositivo antes de realizar qualquer conversão ou se preparar para estacionar. Na maioria das vezes, os veículos contam com alavancas posicionadas atrás do volante para facilitar que os condutores acionem as setas antes de realizar essas ações.
Além disso, esse sistema acoplado à caixa de direção faz com que a chave desative sozinha quando o volante girar em sentido contrário. Então, veja as regras para uso correto da seta:
Use para ultrapassar qualquer veículo
A seta é essencial para alertar o motorista à frente de que você deseja realizar a ultrapassagem. Afinal, o motorista do outro veículo não sabe que você deseja realizar esse movimento. Por isso, a sinalização fará com que ele abra passagem à esquerda a fim de evitar acidentes.
Use para informar qualquer conversão
Ao chegar à esquina, o motorista precisa ligar a seta no trânsito para indicar que precisará fazer a conversão naquela rua. Desse modo, os condutores que vêm logo em seguida reduzirão a velocidade a fim de evitar colisões com sua traseira. Aliás, a falta do uso de setas nesse caso é um dos principais motivos de acidentes de trânsito.
Uso para indicar estacionamento
As vagas de estacionamento são raras em vias mais movimentadas nos grandes centros urbanos, não é mesmo? Por causa disso, os motoristas disputam por lugares para estacionar e acabam realizando balizas na maioria das vezes. Por causa disso, o uso de seta no trânsito é essencial para alertar outros condutores sobre a manobra que você deseja realizar.
Afinal, as vagas de estacionamento surgem entre dois carros e os condutores precisam de mais espaço nas vias para estacionar seus veículos. Nesse sentido, use essa sinalização para indicar que deseja realizar qualquer movimento dessa natureza porque essa é uma das utilidades da seta no trânsito.
O que diz o CTB sobre as regras de uso da seta no trânsito?
Segundo o CTB, o uso de seta no trânsito é obrigatório e o desrespeito a tal prática pode custar caro para o motorista. Visto que, essa ação é considerada como infração de natureza gravíssima que gera multa no valor de R$ 195,23 e aplicação de 5 pontos na CNH. Por isso, não pense que as setas funcionam como enfeites porque esse sistema é muito importante e pode evitar acidentes. Afinal, o condutor que está em outro veículo não pode adivinhar o que você deseja fazer em seguida.