Será que pode passar no sinal vermelho de madrugada? Muitas pessoas realizam esta prática habitualmente, principalmente em grandes cidades. Mas será mesmo que é permitido fazer isso? Hoje vamos conversar um pouco a respeito deste tema.
Vamos entender quanto é a multa por furar sinal vermelho e compreender se há alguma tolerância para isso a depender do horário. Leia o artigo e tire todas as suas dúvidas agora.
Qual a multa por furar sinal vermelho?
Furar sinal vermelho é uma infração gravíssima e o motorista infrator pode levar 7 pontos na CNH, bem como uma multa no valor de R$293,47, conforte artigo 208 do CTB.
Art. 208
Avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória, exceto onde houver sinalização que permita a livre conversão à direita prevista no art. 44-A deste Código:
- Infração – gravíssim;
- Penalidade – multa.
- » Competência nas vias urbanas: Município.
- » Valor da multa: R$ 293,47.
- » Pontuação: 7 pontos.
Como vimos, é muito importante ficar atento em evitar cometer este tipo de infração, já que ela realmente pode render muitos pontos na CNH e um valor bem alto a se desembolsar na multa.
Pode passar no sinal vermelho de madrugada?
Em regra, não se pode passar no sinal vermelho de madrugada. O condutor que avançar no sinal vermelho estará suscetível a multa de qualquer forma, já que a infração se configura independente do horário. No entanto, alguns municípios flexibilizam a passagem durante as 10 da noite e 6 da manhã.
Saber se pode passar no sinal vermelho de madrugada é uma dúvida comum entre motoristas, principalmente por questões de segurança. No entanto, como vimos, a resposta direta é que não, não se deve passar no sinal vermelho, independente do horário.
A legislação de trânsito no Brasil, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não faz distinção de horário para o respeito aos sinais de trânsito. Passar no sinal vermelho é uma infração grave que resulta em multa e 7 pontos na carteira de habilitação.
Embora a preocupação com a segurança pessoal seja válida, é importante lembrar que o semáforo serve para organizar o fluxo de veículos e pedestres, evitando acidentes. Ignorar um sinal vermelho pode levar a batidas graves, mesmo que o tráfego pareça menos intenso durante a madrugada.
Em situações específicas onde o motorista se sinta ameaçado, como em locais considerados perigosos, a orientação é redobrar a atenção. Se o semáforo estiver vermelho, a recomendação é parar, observar cuidadosamente o trânsito ao redor e, se necessário, atravessar o cruzamento com extrema cautela, sempre priorizando a segurança.
Nesses casos, é importante estar preparado para justificar a atitude, caso seja abordado por uma autoridade de trânsito.
Uma alternativa para motoristas que frequentemente se encontram em situações de risco durante a madrugada é planejar rotas por vias mais movimentadas e bem iluminadas, mesmo que sejam um pouco mais longas.
Outra opção é buscar acompanhar outros veículos, formando uma espécie de “comboio” informal que pode oferecer uma sensação de maior segurança.
Enquanto a legislação é clara ao proibir a passagem no sinal vermelho em qualquer horário, a segurança pessoal deve ser uma prioridade.
Caso haja uma situação de risco, agir com cautela e bom senso é fundamental, sempre estando preparado para explicar a situação às autoridades de trânsito, se necessário.
Entendeu agora se pode passar no sinal vermelho de madrugada? Então comente conosco as suas opiniões sobre essa lei de trânsito.